A origem da canela

A origem da canela

Às vezes a fome não nos deixa filosofar culinária é a soma de cultura e história. Por isso, faz todo sentido perguntar: você já parou para pensar de onde vem a canela? Vídeo que apresenta sua produção surpreende por simular viagem no tempo.

Leia mais:

Especiaria em receita – Pêssego em calda com canela e manjericão
Canela – Conte com esta poderosa aliada do emagrecimento

A canela é um ótimo auxiliar nas dietas de emagrecimento.

Isso porque esta especiaria aumenta ligeiramente a temperatura corporal, facilitando a queima de gorduras, combate inflamações dos tecidos – a obesidade é considerada hoje uma doença inflamatória.

Incorporada à sua rotina alimentar, a canela tem o poder de diminuir drasticamente os níveis de açúcar no sangue, o que faz baixar a concentração de glicose no organismo, aumentando também a sensibilidade à insulina.

Mas, embora seja largamente utilizada por suas características culinárias e terapêuticas, surpreende que sua produção seja, até hoje, interiamente artesanal.

É o que se observa no vídeo do canal do YouTube, Mode Food.

Nele, podemos ver que a canela do tipo Cassia, uma das variedades mais utilizadas na culinária do mundo, vem do Kerinci Valley, localizada na ilha de Sumatra, na Indonésia.

Lá, longe dos fiscais do meio ambiente e do direito do trabalho, extrativistas colhem de modo artesanal e rudimentar a especiaria do mesmo modo há centenas de anos.

Confira no vídeo a seguir como o pau de canela sai da mata para dar aquele gostinho especial a seu café ou sobremesa.

Tags: , , , ,