A ordem dos fatores

Quer aproveitar melhor a refeição? É a ordem dos fatores que promove o benefício. Segundo estudo, comer proteínas e vegetais 15 minutos antes dos carboidratos reduz os níveis de açúcar no sangue e pode beneficiar os diabéticos.

Leia mais:

O futuro está na mesa – Comer com a família é o melhor investimento
Dieta da vovó – Evite o que sua avó não lhe serviria

Começar a refeição comendo os vegetais e as proteínas, e depois partir para os carboidratos, nos mantém mais saciadas.

Isso porque a proteína faz com que o açúcar dos alimentos seja liberado no sangue de forma lenta e gradual.

Essa curva glicêmica, quando o açúcar atinge um pico e cai em seguida, produz no corpo uma necessidade muito grande de voltar a comer.

A descoberta, feita por médicos do Weill Cornell Medical College, em Nova York (Estados Unidos) é particularmente valiosa para quem tem diabetes e precisa controlar os níveis de glicose.

Finalizar os brócolis e o peito de frango antes de comer pão ou tomar um suco de frutas mantém baixos estes níveis por até duas horas após a refeição, se comarado com o consumo dos mesmos itens, mas em uma ordem inversa.

A pesquisa acompanhou 11 voluntários com diabetes tipo 2, que estavam com sobrepeso ou obesos.

Todos fizeram jejum de 12 horas, antes de consumir uma refeição com 628 calorias.

Em uma semana, consumiram os carboidratos (pão e suco de laranja) primeiro. Em seguida, lhes foi servido peito de frango grelhado, salada e brócolis no vapor.

Uma semana depois, a ordem dos alimentos foi invertida, com a salada e o brócolis primeiro, depois o frango e, por último, os carboidratos.

Nas duas ocasiões foi colhido sangue antes da refeição e 30, 60 e 120 minutos depois.

Quando os voluntários comeram vegetais e proteína primeiro, seu nível de açúcar no sangue estava 29% mais baixo 30 minutos após a refeição.

E 60 e 120 minutos depois, estes níveis estavam 37% e 17% menores, respectivamente.

Outra observação feita foi a de que o consumo prévio dos vegetais, que têm baixo índice glicêmico, reduziu a absorção dos carboidratos.

Segundo os médicos, para afirmar que a ordem de consumo dos alimentos influi no resultado que a refeição proporciona, mais estudos serão necessários.

Mas a descoberta divulgada já sugere que você possa fazer esta mesma experiência.

Se desta forma você conseguir ter mais saciedade e, como resultado, acabar comendo menos, pode ser um indicativo de que o hábito lhe faz bem.

Tags: , , , , , , ,