O sono e a memória

O sono e a memória

Problemas com a memória? Já para a cama. Estudo feito por cientistas britânicos revela como a atividade cerebral durante o sono organiza melhor as lembranças.

Leia mais:

Dormindo com o inimigo – Cuidado com quem você leva para a cama

Menu dos bons sonhos – Dieta com menos girdura melhora o sono

Padrões de atividade cerebral que ocorrem durante o dia são reproduzidos aceleradamente durante o sono, o que pode ajudar a consolidar as nossas memórias.

Este replay fortalece as conexões microscópicas entre as células nervosas na parte do cérebro chamada hipocampo, onde são arquivadas as memórias.

A descoberta foi feita pela Universidade de Bristol (Inglaterra).

Segundo o estudo, estes resultados fornecem evidências adicionais dos benefícios de uma noite bem dormida.

A atividade cerebral durante o sono visa processar o grande número de experiências que vivenciamos durante o dia, de modo a armazenar apenas as informações mais importante na memória.

Por este motivo as noites mal dormidas podem prejudicar esta função mental quando estamos despertas.

“Esta descoberta compreende os processos fundamentais que ocorrem no cérebro durante a consolidação da memória enquanto dormimos”, declarou o líder do estudo, Dr. Jack Mellor.

“Parece também que a repetição bem-sucedida da atividade cerebral durante o sono depende do estado emocional da pessoa. Principalmente se ela estiver inserida em um processo de aprendizado”.

Compreender este processo pode ter importantes implicações na forma como ensinar e capacitar as pessoas a aprender.

O estudo foi publicado na revista científica Cell.

Tags: , , , ,