O segredo dos corredores

O segredo dos corredores

A chave para correr mais rápido? Pesquisa da Rutgers University, nos Estados Unidos, acredita que a resposta pode estar na genética. Ter joelhos simétricos favorece a perfeição dos movimentos.

Leia mais:

Minha primeira corrida de rua – Guia fácil para você estrear com brilho
20 minutos para mudar a sua vida – Veja o LIT (Lucilia Intensive Training)

Descoberto o segredo dos corredores jamaicanos. Aparentemente, sua presença constante nos pódios se deve a seus joelhos simétricos.

O estudo da Rutgers University focou nos atletas da Jamaica, pelo fato de serem recordistas absolutos nas provas de 100, 200, 400 e 800 metros.

Os pesquisadores mediram os joelhos de 74 corredores de elite jamaicanos, todos membros do Maximising Velocity and Power Track and Field Club. Entre eles, estavam incluídos a campeã olímpica dos 100 metros (Pequim 2008 e Londres 2012), Shelly Ann Fraser-Pryce, e Nesta Carter, bicampeão olímpico e mundial do revezamento 4 x 100 metros rasos.

O grupo de controle incluiu 116 não-corredores com as mesmas idades, tamanho e peso dos atletas.

Segundo Robert Trivers, professor de biologia e antropologia da universidade, ainda não está claro se o fato de terem os joelhos paralelos tornam os jamaicanos campeões natos, ou se eles o são por terem os joelhos simétricos forjados nos treinamentos.

Com movimentos mais fáceis e executados com menor emprego de energia, aqueles que apresentaram articulações simétricas tiveram registrados os melhores tempos nos 100 metros.

Se você não tem joelhos iguais, não desanime de praticar corrida ou disputar provas. Entre nós a concorrência não é tão pesada. E os benefícios da prática vem para todos, independentemente da colocação.

Tags: , ,