O poder do kimchi

O poder do kimchi

Atualmente, ganha força o movimento que encosta a geladeira e o micro-ondas e aposta no consumo de alimentos fermentados. Também chamada de “comida viva”, sua função é garantir na alimentação os benefícios das bactérias.

Leia mais:

Salada de camarão com papaya – A boa forma da comida thai
A paz está na mesa – Gastronomia de Jerusalém reúne culturas ao redor do prato

O processo é o mesmo. O chucrute alemão você conhece. Agora, é a vez do kimchi.

Esta conserva oriental tem como base a acelga que, junto com outros legumes, passa por um processo de fermentação.

Desta forma, o kimchi é rico em probióticos, auxiliando a digestão e promovendo o bom funcionamento do sistema imunológico.

Considerado muito poderoso para a saúde, pequenas porções por dia são suficiente para manter seu organismo funcionando bem.

Com um inverno extremamente rigoroso e sem abrir mão do consumo de vegetais, a iguaria nasceu na Coreia do Sul, como forma de preservação dos alimentos. Hoje, o país tem um museu dedicado ao assunto e 80% das casas possuem refrigeradores exclusivos para guardar a conserva.

Depois de temperadas as folhas de acelga, guarda-se a mistura em potes de vidro. É preciso deixar fermentar por um dia ou dois em temperatura ambiente. Pronto, deve ser guardado na geladeira e dura bastante tempo. Quando começa a azedar, os coreanos ainda o aproveitam para fazer sopa.

Com o método básico de fermentação submersa em salmoura, teoricamente é possível fazer kimchi de qualquer vegetal, com qualquer tempero, para produzir fermentados adequados a suas preferências.

Além de reduzir a glicose do sangue, ao ser abundante em “bactérias do bem” o poder emagrecedor do kimchi revela-se ao combater os problemas digestivos provocados pelo excesso de peso.

Tags: , , , , ,