O poder de compra nas urnas

O poder de compra nas urnas

Marina, Dilma ou Aécio? Política é coisa séria, mas você não deixaria a escolha nas urnas definir o seu cardápio. Ou deixaria? Com novo app, é possível saber a inclinação partidária de cada produto no supermercado. Que vença o melhor.

Leia mais:

Tecnologia e qualidade de vida – App torna horta urbana possível
O app das trocas vantajosas – Veja no celular como “emagrecer” suas receitas

Por aqui, duvido que você deixaria a pipoca fora do carrinho, ao saber que seu fabricante faz doações para o PT. Mas, nos Estados Unidos, esta questão é levada a sério.

Com o aplicativo BuyPartisan, criado pela ONG Spend Conciously, o consumidor americano pode exercer seu poder de compra, esperando que ele influa no resultado das urnas. Depois de baixado para o celular, o app faz um scanner do código de barras de cada produto no supermercado – e diz mais sobre o fabricante do que o rótulo revela.

A ideia é informar quanto a empresa, seus diretores e até funcionários doaram para partidos políticos. Sabendo da resposta, é possível exercer o poder do consumo ideológico, e escolher não financiar quem financia políticos que você não aprova.

O curioso é saber que, lá como cá, as empresas colaboram para partidos diferentes. Tudo na expectativa de ficar bem com o governo, seja com quem ele estiver. Pelo menos, a ferramenta está disponível – baixe gratuitamente na AppStore. Como o voto, a decisão do que fazer com ela é do cidadão.

Confira no vídeo a seguir como o app funciona.

Tags: , , , , ,