O peso do gluten free

Pensando em evitar o glúten? Cuidado. Produtos anunciados como livres da substância, mesmo que ingredientes não a contenham, custam até 200% mais.

Leia mais:

Bolinho de chuva funcional – Você cresceu, a receita evoluiu
Panqueca sem farinha – A banana de um jeito que você nunca viu

A estimativa é de que uma em cada 100 pessoas tem intolerância ao glúten, proteína presente no trigo e produtos derivados.

Por isso, podemos atribuir a procura por produtos livres da substância ao número cada vez maior de pessoas interessadas em alimentos alternativos.

O resultado desta procura, claramente baseada em um modismo, é o aumento da demanda.

Como consequência, varejistas de alimentos têm explorado os consumidores, ao comercializar produtos gluten-free com margens de lucro abusivas.

Fabricantes também usam a desinformação para ganhar mais.

Em pesquisa do programa Supershoppers, exibido pelo Canal 4 britânico, o ketchup Tesco anunciado como gluten-free custa £1.20 (cerca de R$ 6,80), enquanto a versão normal custa 65 pence (cerca de R$ 1,60).

Só tem um problema: ketchup não contém glúten.

A maior diferença entre produtos similares (200%) foi encontrada no molho de tomate com manjericão da marca Sainsbury – novamente, um produto que não tem nem nunca teve glúten.

Segundo pesquisa da Mintel na Inglaterra, o mercado local de produtos sem glúten movimenta mais de um bilhão de reais, sendo o maior da Europa.

E a expectativa é a de que cresça 50% nos próximos quatro anos.

Cá como lá, não é difícil imaginar que situações análogas ocorram diante de nossos olhos, ainda não treinados para reconhecer esta exploração da boa fé.

Portanto, seja por necessidade ou tentativa de experimentar alimentos alternativos, abra o olho.

Tags: , , , ,