O perigo de engordar está à vista

A tentação é grande. E, estando à vista, fica difícil de resistir. Segundo estudo, ter alimentos expostos pela casa, especificamente fora da cozinha, está relacionado à obesidade.

Leia mais:

Paradoxo da obesidade – Quem come bem faz compensações perigosas
A hora extra da balança – Lutar contra o sono é convite para acumular peso

Pesquisadores conseguiram identificar dois fortes motivos, não relacionados entre si, que podem predizer se uma pessoa vai ficar obesa.

Um deles é a baixa autoestima relacionada ao próprio corpo.

O outro é manter a comida visível pela casa, em locais além da cozinha.

O estudo, feito pela Universidade de Ohio (Estados Unidos), buscou determinar o quanto o ambiente pode influenciar na obesidade.

Foram recrutados 100 voluntários, com idades entre 20 e 78 anos. Metade não era obesa e a outra metade apresentou Índice de Massa Corporal média de 36,80 (acima de 30 a pessoa é considerada obesa).

Todos foram observados durante duas semanas.

Com estes grupos foi feita uma pesquisa e uma visita, onde foram identificadas as rotinas alimentares e de atividades físicas, bem como registradas as plantas de suas casas, sendo anotados os locais onde a comida era guardada.

Os dois grupos acompanhados gastaram a mesma quantia em alimentos, correspondendo ao mesmo valor monetário e calórico.

Entretanto, as pessoas com peso ideal gastaram menos em lanches fast food.

Quando a questão passa para dentro de casa, a quantidade de comida permaneceu a mesma. O que mudou foram os locais onde ela foi guardada.

Entre os voluntários observados, aqueles que estavam com sobrepeso relataram manter comida visível pelos cômodos da casa. E também consumiram mais itens não saudáveis que os demais.

Isso significa dizer que o ambiente foi modificado para tornar mais fácil o consumo de alimentos.

A autoestima é importante nesta equação.

Isso porque, quando seu nível cai, o incentivo em implementar mudanças que conduzam à perda de peso, entre eles promover mudanças no ambiente, também cai.

Os pesquisadores avisam que, embora ter comida à vista seja um fator que possa prever a obesidade, certamente não é um que vá causá-la.

O estudo tratou de retratar uma cena que encontrou, tanto na casa de pessoas com peso em excesso como na de quem mantém o peso ideal.

Está claro que o acesso à comida não é o único fator que contribui para o acúmulo de peso, mas um dos que podem ser controlados.

Parte deste controle pode ser transferido para o ambiente.

Colocar escadas e portas entre você e doces e guloseimas não evita, mas certamente dificulta seu consumo.

Tags: , , ,