O maior inimigo da pressão não é o sal

De olho na hipertensão, cortar o excesso de sal é fundamental. Será? Segundo estudo francês publicado recentemente, o maior inimigo da nossa pressão é o peso extra que acumulamos na cintura.

Leia mais:

Sal liberado – Essa é difícil de engolir
Sabor sem culpa – Reinventando o sal

Os médicos sempre alertaram sobre os problemas do consumo excessivo de sal. Entretanto, um novo estudo, publicado no American Journal of Hypertension, revelou que o sódio não tem relação direta com o aumento da pressão sanguínea.

A hipertensão é a doença crônica que mais afeta pessoas no mundo. Seu sintoma mais fatal, o aumento da pressão do sangue, dificilmente tem apenas uma explicação.

Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram 8.670 voluntários franceses. Mesmo sem apontar uma causa direta, foi observado que os hipertensos do grupo de fato consumiram mais sal durante o período analisado. A conclusão foi a de que o sal afeta as pessoas de maneiras diferentes.

Segundo o estudo, outros hábitos foram mais determinantes para o aumento da pressão, como o consumo de álcool, idade e, principalmente, o Índice de Massa Corporal (IMC).

Para evitar a pressão alta, a solução é perder peso. Um IMC alto é o fator que mais contribui para quadros de hipertensão. O estudo também aponta que comer mais frutas e verduras, a chamada alimentação viva, também colabora para manter a pressão normalizada.

Em caso de dúvida, recomendo cautela. A maior parte do sódio que consumimos vem de alimentos processados, como pizza, fast food, embutidos e comidas prontas congeladas. Para fugir da polêmica, contar com mais alimentação viva e encarar exercícios físicos é melhor para garantir a saúde.

Tags: , , , , , ,