O humor não é mais aquele

O humor não é mais aquele

Assistir a um filme antigos dos Trapalhões pode não agradar tanto quanto antes. Para quem está em outra fase, as situações escrachadas que tanto provocavam riso não têm graça nenhuma. Segundo estudo, o humor muda com a idade.

Leia mais:

Só o humor salva – Seu dia pode ser melhor, basta querer ver
A inspiração do brilho leve – Para emocionar, não é preciso muito

Dependendo da audiência, escolha melhor suas piadas.

Um estudo da Universidade de Akron (Estados Unidos) sobre a longevidade, publicado na revista científica Psychology and Aging, comprova o que já podíamos intuir. A percepção do que é engraçado muda com o passar do tempo.

Para comprovar esta tese, a professora de psicologia responsável pelo estudo, Jennifer Stanley, entrevistou 30 jovens, 22 pessoas com cerca de 45 anos e 29 da terceira idade.

A todos foi exibido trecho do seriado The Office, entre outros “sitcoms”. Os voluntários deveriam classificar o quão aceitável socialmente seriam as piadas apresentadas pelos programas. Através de uma eletromiografia, também foram analisadas as contrações de seus músculos faciais.

A descoberta foi a de que, quanto mais velhos ficamos, menor a disposição para achar graça do estilo de humor agressivo – como rir de alguém que escorrega em uma casca de banana, ou recebe uma torta na cara.

Na faixa de 64 a 84 anos, The Office foi considerado 23% menos engraçado, em comparação aos “quarentões”; e 19% menos engraçado, em relação à faixa dos 17 aos 21 anos. Já os mais novos deliciam-se com o infortúnio alheio.

A explicação está em uma possível conexão emocional. Pessoas mais velhas esperam mais gentileza dos outros, enquanto os mais jovens estão inseridos o tempo todo em um ambiente competitivo – seja nos esportes, na profissão e até no amor.

Tags: , , ,