O exercício da leitura

O exercício da leitura

Sempre soubemos que um bom livro exercita a mente. Agora, temos a certeza. Estudo revela que percorrer páginas de ficção desenvolve diferentes estruturas no cérebro. E o efeito dura por dias após a leitura.

A pesquisa, publicada no jornal Brain Connectivity, utilizou ressonância magnética para poder ver, através de imagens de alto contraste, como as histórias que tanto nos impressionam “entram” na nossa cabeça. Desta forma, cientistas da Emory University, de Atlanta (Estados Unidos), encontraram provas dos benefícios desta “musculação” do cérebro.

Durante 19 dias, foram observados 12 estudantes enquanto liam o mesmo livro, escolhido pelo seu ritmo de aventura (trata-se de Pompéia, thriller de Robert Harris que conta uma história de amor e traição em meio à erupção do Monte Vesúvio). O que impressionou os pesquisadores foi a duração do efeito. Mesmo após cinco dias da leitura (comprovada com um questionário aplicado), as conectividades registradas no córtex temporal (área associada à linguagem) e no sulco central permaneciam ativadas.

Grandes livros sempre fizeram a cabeça de várias gerações. O que fica provado agora é que as sensações que experimentamos ao “vivenciar”, através da leitura, a experiência de um personagem, pode nos alterar também fisicamente. Como uma dieta ou uma meta esportiva, a prática constante leva ao desenvolvimento de novos hábitos. E novas habilidades.

Tags: , , ,