Multa moral

Valorizo ações de gentileza urbana. E acredito em seu poder de superar as ações opostas, nas quais nos defrontamos com a falta de educação de algumas pessoas, que comprometem o direito de todos. Agora, campanha nos ajuda a argumentar com inteligência.

Leia mais:

Alimentando amizades – Campanha estimula conversas entre estranhos
Mais leve até na conta – Restaurante dá desconto por crianças comportadas

Já vivemos em uma sociedade baseada em direitos e deveres há algum tempo.

Por isso, é intolerável ver como algumas pessoas tentam forçar sua vontade, conscientemente burlando as regras de convivência.

Entre elas, as que garantem os direitos para pessoas com deficiência e/ou com dificuldade de locomoção.

Daí que o desrespeito mais comezinho que observamos vêm dos motoristas que estacionam indevidamente em vagas especiais.

Cabe lembrar que o ato é uma violação a um decreto federal (5296/2004) e uma lei da cidade (11.228/92), que regulam o uso das vagas de estacionamento em estabelecimentos comerciais privados.

Infelizmente, a fraca fiscalização dificulta uma punição apropriada.

E a tolerância com que aceitamos estes abusos causa o restante do dano.

Entretanto, uma campanha bem feita pela Prefeitura de São Paulo tenta, com a nossa ajuda, combater este mau costume com inteligência.

Inteligência devidamente caracterizada como fina ironia.

A ideia é que, ao encontrar um carro em vaga especial e sem a identificação de que possua direito para tal, você possa deixar no parabrisas do infrator a chamada Multa Moral.

Semelhante à multa aplicada pelos agentes de trânsito, a Multa Moral é uma advertência convida o motorista a repensar a atitude no trânsito.

Embora tenha o maior frota de automóveis do país, São Paulo demorou em adotar a ideia, que vem vem se espalhando pelo Brasil

Ações em Santa Catarina, Recife e Fortaleza já são feitas desde 2012. Na internet, a campanha tem representantes como Esta Vaga Não É Sua Nem Por Um Minuto.

Mas, antes tarde do que nunca. Por isso, sua participação é ainda mais urgente.

Para participar, basta acessar o site da campanha e imprimir a sua multa – clique aqui.

Você também pode solicitar algumas via e-mail, para a retirada na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – escreva para imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br.

multa-moral-exemplo

Tags: , , , ,