Louca atração

Louca atração

É mais forte que você. Quanto mais excêntrico o artista, mais somos fãs. A explicação não está no nosso gosto pessoal. Pesquisa da mostra que, quando sabemos que um trabalho foi feito por um astro “rebelde”, isto aumenta seu valor.

Pesquisa da Faculdade de Psicologia da Universidade de Southampton (Inglaterra) prova que a excentricidade de um artista é diretamente proporcional a seu sucesso. Isso porque sua fama precede seu talento, ao qual nos tornamos mais sensíveis quanto mais conhecemos sua biografia.

A explicação é a de que, em nossa mente, excentricidade e criatividade são a mesma coisa. Como defender uma ideia nova é uma atitude que geralmente se desvia do “normal”, encaramos os seres mais inventivos como portadores de comportamento social diferente do nosso. Uma vez instalado este estereótipo, passamos a enxergar estas pessoas como bons artistas – melhores que os “normais”. Outra pesquisa, publicada no Journal of Personality and Social Psychology, comprova que este padrão ocorre, por exemplo, quando pensamos que um artista de rap é melhor quando pensamos que ele é negro.

Em um dos testes, os pesquisadores expuseram algumas pessoas a três pinturas, que foram atribuídas a um artista não-convencional. Como resultado, os participantes declararam que pagariam até quatro vezes mais pelas obras. Em outra experência, foi mostrado ao grupo, separadamente, fotos de dois supostos artistas daqueles quadros. Um apresentava cabelo curto e camisa branca e o outro, barba e uma bata. Aqueles que viram o segundo artista gostaram mais das obras apresentadas.

Lady Gaga, Salvador Dali, Björk, Van Gogh, Raul Seixas, John Lennon, Daft Punk… A lista destes loucos maravilhosos é grande – e o sucesso, também. Mas, se você planeja ma carreira artística, saiba que o fingimento é percebido pelos fãs, o que faz com que a “mágica” não funcione. Ou seja, se for para enlouquecer, comece cedo. E boa sorte!

Tags: , , ,