Jantar fora é uma terapia

Jantar fora é uma terapia

Dispense a medicação. A recomendação é claramente um exagero, mas serve para ressaltar a importância da descoberta: contra a depressão, estudo recomenda jantar fora.

Leia mais:

Entendendo a depressão – Vídeo explica como identificar a condição
O que são calorias? – Assista ao vídeo da série TED-Ed para entender como funcionam

Sair para jantar fora pode ser tão eficaz em combater a depressão quanto os tratamentos disponíveis.

É o que afirma estudo feito pela Universidade de Exeter (Inglaterra).

A pesquisa utilizou a ativação comportamental.

A ativação comportamental parte do pressuposto que, quando os indivíduos estão deprimidos, tendem a evitar atividades e isolar-se.

Este comportamento só mantém ou piora os sintomas.

O objetivo do tratamento é gradualmente reduzir o isolamento destas pessoas, enquanto aumenta o envolvimento em atividades que comprovadamente melhore seu humor.

Muitas vezes, isso inclui coisas que curtiam antes de se tornarem deprimidas, como atividades que foram postas de lado, tais como… jantar fora com uma agradável companhia.

Estas práticas foram consideradas tão eficazes quanto a terapia cognitiva comportamental (TCC), um dos tratamentos mais conhecidos.

A ativação comportamental é considerada relativamente simples, o que significa que pode ser ministrada por profissionais de saúde com menos experiência e treinamento.

Exatamente o contrário da TCC, um tratamento baseado em conversas que focam em pensamentos, crenças e atitudes, e requer terapeutas mais experientes.

Segundo um dos autores do estudo, professor David Richards, a busca por tratamentos da depressão de baixo custo é uma prioridade global.

“Nossa descoberta é a evidência mais robusta de que a ativação comportamental é tão eficaz como a TCC”.

“Isso significa que profissionais de saúde podem ser treinados (para tratar a condição) de modo muito mais fácil e barato, sem qualquer compromisso com o nível de qualidade”.

Com resultados semelhantes, a ativação comportamental traz a vantagem de ter custos 20% menores.

Na maioria dos países, o acesso a psicoterapias é limitado e, mesmo em países mais ricos, nem sempre são cobertos os custos do tratamento, mesmo por planos de saúde privados.

“A ativação comportamental traz esperança a países que lutam contra a depressão da população e seus efeitos na economia”, declarou em entrevista ao jornal Daily Mail.

Além dos indivíduos, a depressão afeta a coletividade.

Como?

A depressão clínica é a segunda maior causa de incapacitação de trabalhadores em todo o mundo, afetando cerca de 350 milhões de pessoas.

Tags: , , ,