Ilusão da felicidade online

A ilusão da felicidade online

Feliz com sua vida online? Doce ilusão. Estudo da University of Missouri-Columbia revela que navegar pelas redes sociais como o Facebook, nosso companheiro de longas horas, causa depressão. 

Leia mais:

Detox digital – Desligue o wi-fi e conecte-se na vida
Fuja das redes antissociais – A vida está lá fora

Aparentemente, estar em contato com as amigos é saudável, mas exagerar este contato de modo remoto com a vida alheia não é. Muito pelo contrário.

Em uma pesquisa com 700 de seus alunos, cientistas da University of Missouri-Columbia (Estados Unidos) encontraram um padrão de uso das redes sociais que pode causar transtorno de ansiedade e distúrbios emocionais.

O estudo foi publicado na revista científica Computers in Human Behavior.

A descoberta foi a de que engajar-se em “modo vigilante” no Facebook — navegar obsessivamente pelo site comparando sua trajetória com a de conhecidos – tem um efeito deletério na saúde mental.

Para Margaret Duffy, professora participante do estudo, descrições com riqueza de detalhes de uma vida de ostentação, descontando-se sua veracidade, podem disparar sentimentos de inveja e frustração.

Segundo ela, “as redes sociais, como o Facebook, podem ser uma importante ferramenta, social e profissionalmente falando, para muitas pessoas, mas se utilizadas comparativamente, podem ter um imenso efeito negativo”.

O importante é não exagerar. Expor-se demais traz tanto benefícios como riscos. Cabe a cada um pesar sua importância e julgar se vale a pena perder tanto tempo com isso.

Tags: , , ,