A hora do recreio

A hora do recreio

Para comer melhor, já para o recreio. Estudo em parceria de duas universidades britânicas revela que crianças que brincam antes da merenda comem mais frutas e verduras. O que podemos aproveitar desta descoberta? 

Leia mais:

Mantenha fora do alcance das crianças – Conheça e combata o “pester power”
A lógica do brócolis – Veja o que é e como driblar esta armadilha

Fazer as crianças comerem mais frutas e vegetais não precisa ser uma luta. Na verdade, pode ser o resultado de uma extenuante brincadeira.

Em um novo estudo, realizado pelas universidades de Brigham Young e Cornell (Inglaterra), foi descoberto que as crianças tendem a comer mais alimentos saudáveis se brincam antes de merendar.

Os cientistas acompanharam o cotidiano de sete escolas elementares na região de Orem, Utah (Estados Unidos), por 14 dias. Destas, três escolas optaram por permitir que as crianças comessem depois do tempo reservado para a brincadeira.

Pois foi exatamente nestes locais que o estudo encontrou um aumento de 54% no consumo de alimentos vivos (frutas e vegetais).

Nas demais escolas, o consumo destes itens declinou no mesmo período.

Quando o recereio começa depois da merenda, a tendência é que os petizes comam apressadamente, para não perder tempo de brincar. Com isso, têm menos apetite, o que as fez descartar as opções mais benéficas para a saúde.

Depois da atividade física, a fome aparece. Daí vem o desinteresse nas aulas subsequentes, e uma busca maior por snacks ricos em gordura trans e frutose.

Neste caso, mudar a ordem dos fatores altera por completo o resultado.

Qual a lição que podemos aprender com as crianças?

Aparentemente, engajar-se em uma atividade antes de fazer uma refeição favorece o apetite pelas melhores opções à mesa. Assim, por exemplo, uma caminhada antes do almoço pode ajudar você a comer melhor – confira aqui algumas dicas.

Tags: , , ,