A honestidade como arma

Na guerra contra a ameaça, grupo sabota campanha da Coca Cola e cria novos rótulos. Saem os nomes das pessoas, entram os problemas de saúde que o excesso de açúcar escondido causa.

Leia mais:

Fisgados pelo açúcar – Saber como o inimigo ataca ajuda a nos defender
A detetive dos rótulos – Toda a verdade das letras pequenas

A campanha “Divida uma Coca Cola” convidou consumidores em todo o mundo a compartilharem o refrigerante com o nome encontrado nas embalagens.

Durante meses pudemos ver pessoas vasculhando prateleiras e geladeiras em busca de sua própria alcunha.

Nos Estados Unidos, era possível encomendar e receber em casa vasilhames customizados.

Aproveitando a oportunidade, o Centro da Ciência pelo Interesse Público, associação que luta pelo direito dos consumidores americanos, resolveu fazer uma intervenção na campanha.

Utilizando as ferramentas disponibilizadas, a organização encomendou rótulos onde pode se ler “divida uma Coca Cola com a Diabetes”.

Ao mesmo tempo, eles divulgaram a hashtag #ShareHonesty (“compartilhe honestidade”), que conquistou relativo destaque nas redes sociais.

A organização vem confrontando os fabricantes de refrigerantes há muito tempo, aconselhando ao público a evitar estes produtos pelo bem de sua saúde.

Segundo o porta-voz da associação, o maior deles, a Coca Cola, “gasta bilhões de dólares ao posicionar seu produto como fonte de felicidade, quando na verdade causa diabetes, obesidade e problemas no coração”.

Já vimos como esta marca subornou cientistas para divulgarem estudos que despistam sua culpa na atual crise global de obesidade que vivemos.

Por isso, é interessante ver como cidadãos organizados utilizam as armas do próprio inimigo para combater a ameaça que representa.

Confira o vídeo produzido pelo projeto a seguir.

Tags: , , ,