Hidratação esportiva é melhor com leite

Hidratação esportiva é melhor com leite

Para hidratar-se com maior eficiência depois da academia ou corrida, aposte em um copo de leite. Segundo pesquisa australiana, o leite revela-se mais eficaz nesta tarefa que as badaladas bebidas esportivas. A polêmica está lançada.

Leia mais:

Leite para definer a barriga – O segredo está no cálcio que ele contém
Frutose – Descascando o lado amargo do açúcar

O cansaço é tanto que paramos diante da geladeira, na loja de conveniências, indecisas. Escolher uma opção entre os nomes deliciosamente sonoros dos coloridos sabores das bebidas esportivas é uma ilusão.

A pesquisa da Griffith University, em parceria com o Laboratório de Estudos dos Movimentos Humanos da Universidade de Queensland, acompanhou o desempenho de 15 ciclistas em um ambiente controlado.

Ao final do treino de velocidade, foram feitos testes de sangue e urina para medir os níveis de hidratação e nutrientes.

Em seguida, a cada um foi servida uma bebida diferente: leite de vaca, leite de soja, achocolatado, água e Powerade, bebida suplementada com carboidratos e eletrolíticos.

O resultado revelou que o leite e o achocolatado repuseram os fluidos perdidos de maneira mais eficiente.

Segundo o professor Ben Desbrow, um dos autores do estudo, os ciclistas sentiram-se mais satisfeitos ao consumir as bebidas lácteas. O leite de soja foi o menos apreciado.

Sua prevalência deve-se ao equilíbrio natural de sódio, carboidratos e proteínas, que é mais eficaz na recuperação dos músculos e tecidos que as populares bebidas esportivas, que contêm sacarose, glicose e frutose. Um estudo da Universidade de Washington revela que uma garrafa de Gatorade tem 14 gramas de açúcar.

A surpresa foram os resultados da água. Ao tomarem H2O, os atletas registraram quedas dos níveis de sódio, o que potencialmente pode agravar a hidratação.

Tags: , , , , , ,