Gentileza gera economia

Gentileza gera economia

Chega uma hora na vida em que acumular bens e vê-los encostados pelos cantos da casa não faz mais sentido. Ao mesmo tempo, compartilhar uma coisa deveria envolver algo mais que apertar um botão virtual. Pensando assim, foi criada uma rede social que subverte a lógica de escassez.

Leia mais:

O valor da vida – Ao viver o momento, as preocupações do dinheiro deixam de existir
Consumo previsível – Torne-se mais consciente sobre suas escolhas

Com o progresso e a insegurança nas ruas, nos fechamos aos contatos pessoais espontâneos. E perdemos a oportunidade de ter à mão o açúcar ou as ferramentas que subitamente nos faltassem, já que antes era só acionar os vizinhos que, cada vez mais, conhecemos menos.

Inspirada pela saudosa rede informal dos empréstimos de objetos, foi criado o site Tem Açúcar?

Trata-se de um site que organiza o empréstimo de, por exemplo, ferramentas, entre vizinhos e amigos cadastrados e que moram no mesmo bairro.

Segundo a criadora do projeto, Camila Carvalho Vilela de Moraes, de 24 anos, “as pessoas já têm na comunidade que as rodeia toda a abundância de que necessitam”.

Para participar, basta cadastrar-se e aguardar que o número de incritos em seus bairro “desbloqueie” o serviço. A partir daí, você faz uma lista dos itens que gostaria de emprestar ou doar. Quando alguém da sua rede de vizinhança fizer uma busca sobre um produto que você tenha, o site os colocará em contato.

O projeto começou no Rio de Janeiro, mas a expectative é que estas redes solidárias se organizem por todo o Brasil.

Trabalhando para acumular bens o tempo todo não nos permite parar e pensar no valor de nossas prioridades.

Já vimos que “coisa mais bem-aventurada é dar que receber”. Para começar a exercitar o desapego e a solidariedade, inscreva-se agora mesmo no Tem Açúcar? – clique aqui e participe.

Tags: , , , , ,