A gastronomia encontra o cinema

A gastronomia encontra o cinema

Quando se fala em culinária e cinema, é difícil não pensar em pipoca. Entretanto, no encontro entre a arte gastronômica e o grande écran, o cardápio é vasto. Este é o tema de curso de férias que começa em fevereiro, em São Paulo.

Leia mais:

Alimentário – Exposição mostra que comer é uma arte
A arte da nutrição – Frutas e vegetais revelam elaborado design

O universo gastronômico pode ser encontrado tanto em filmes de ficção, romances e dramas históricos quanto em documentários.

Sob esta perspectiva, o Centro Universitário Maria Antônia da USP oferece o curso de férias Cinema e Gastronomia, de 9 a 12 de fevereiro próximos.

Em quatro encontros, será discutida a gastronomia sob as lentes da sétima arte, mostrando o alimento como parte do cenário, símbolo social, palco de conflito e tema das narrativas.

Assim, através de referências cinematográficas, podemos entender melhor a história dos hábitos alimentares, bem como seus respectivos impactos sociais.

As aulas serão ministradas por Janka Babenco que, desde 1996, atua na área de gastronomia, comunicação e projetos culturais.

Suas credenciais reúnem especialização na Universidade de Ciências Gastronômica da Itália, além de ser filha do cineasta Hector Babenco.

Como atração extra, o Centro Universitário Maria Antonia está instalado nos edifícios históricos que abrigaram a antiga Faculdade de Filosofia da USP.

Confira a seguir a programação do curso.

9 de fevereiro

A comida italiana do Neorrealismo aos filmes de Hollywood

10 de fevereiro

A culinária francesa e os filmes de comida no mundo

11 de fevereiro

O chef: arte e ego

12 de fevereiro

Manifesto e denúncia: a comida como ativismo

Período: De 9 a 12 de fevereiro
Aulas: Segunda a quinta, das 16 às 18h
Valor: R$ 200
Descontos: 20% (estudantes e professores) e 40% (terceira idade)
Local: Rua Maria Antônia, 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo

Tags: , , , ,