Fuja do lanche infeliz

Comida fast food causa depressão só de olhar, assegura a Universidade de Toronto (Canadá). Segundo o estudo, pessoas expostas à comunicação dos restaurantes perdem o interesse pelos fatos mais simples…

Tempo de leitura: 3 min.

Comida fast food causa depressão só de olhar, assegura a Universidade de Toronto (Canadá). Segundo o estudo, pessoas expostas à comunicação dos restaurantes perdem o interesse pelos fatos mais simples da vida cotidiana, como divertir-se ouvindo música.

A pesquisa, publicada em novembro no jornal Social Psychological and Personality Science, tomou o Mc Donald’s como estudo de caso, tendo identificado esta rede como símbolo da eficiência no uso do tempo. A ironia é que esta marca foi criada para oferecer, com suas rotinas e métodos mecanizados, mais tempo para o consumidor apreciar a refeição, que lhe é entregue praticamente em segundos. Entretanto, ao instigar o senso de impaciência, toda a tecnologia desenvolvida acaba por impedir as pessoas de saborearem momentos nos quais a espera, o imprevisto e o improviso fazem parte.

Ao examinarem 280 participantes, o mesmo efeito foi constatado com pessoas que simplesmente moram próximas a estes restaurantes. Em outra pesquisa, 250 pessoas foram expostas a fotos de natureza e de refeições rápidas prontas. As pessoas que viram apenas as fotos de floresta e oceano declararam felicidade após o experimento. Já quem viu estas fotos, somadas a fotos das refeições, declararam estarem menos felizes.

Os pesquisadores acreditam que é importante aprender a influência da publicidade no ambiente em que vivemos. Como símbolo da impaciência, a fast food impacta não somente a saúde das pessoas, mas também transforma sua felicidade. Da próxima vez, dispense o brinquedo e invista em uma refeição que faça você feliz de dentro para fora.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também