Fora da área de cobertura

Fora da área de cobertura

Viciada em internet? Sabe de nada, inocente. Para combater o exagero de alguns, o governo chinês estabeleceu um programa de detox digital, em acampamento estilo militar, que promete curar os jovens deste “mal”. 

Leia mais:

É hora de olhar para a frente – Identifique um comportamento que você não aprova

Você, robô – Estamos nos comportando como iDiots

O Centro de Tratamento para Viciados em Internet, em Daxing, não é ficção.

E nem novidade.

Notícias de 2004 já tratavam de revelar ao mundo como o governo ditatorial da China lida com seus usuários de internet mais frequentes, com idades entre 13 e 18 anos.

O local teve o interesse renovado pelo lançamento do documentário Web Junkie, feito por Hila Medalia e Shosh Shlam, e exibido durante o Festival de Cinema de Sundance 2014.

Nas duras imagens, podemos ver como o primeiro país do mundo a caracterizar o “vício em internet” como problema de saúde pública aborda a questão.

Nos mais de 400 centros construídos com esta finalidade, são internados jovens que passam seis horas ou mais conectados por dia.

O detox digital dura geralmente um ano e consiste em terapias, sessões de aconselhamento, medicação e treinamento físico pesado.

Tudo sob rigorosa disciplina militar, sempre em locais isolados.

A taxa de recuperação divulgada é de 70% dos casos.

O cerco aos usuários de internet no país é rígido, já que a internet oferece território livre para a circulação de ideias em plena ditadura.

Entretanto, em um país com muitas famílias com apenas um filho, a saída torna-se essencial para a conversa entre membros das novas gerações.

O que o filme tenta tornar claro para o maior número de pessoas é como a atuação do governo local revela-se desastrosa e humanitariamente reprovável.

E você, o que pensa do assunto?

Um dos internos tem o cérebro “scaneado” para pesquisar suposto vício

Um dos internos tem o cérebro “scaneado” para pesquisar suposto vício

detox digital

Aulas de doutrina e disciplina para evitar as tentações online

meninas internas em exercicios militares

Meninas internas em exercícios militares – Fotos: The Telegraph

Assista a seguir o trailer oficial do documentário.

Tags: , , ,