Fondue gelado

Fondue gelado

Passar vontade atrapalha qualquer dieta. É por isso que receitas de doces que podemos comer com a consciência leve são tão valiosas. Ainda mais esta a seguir que, feita com frutas e iogurte, além de deliciosa é bastante funcional.

Leia mais:

Deliciosamente light – Frozen yogurt com frutas vermelhas
Este pode sim – Mini-cheesecake com frutas

De origem franco-suiça, o fondue é prato mais esperado do inverno. Se é para aquecer, pode ter certeza de que é muito calórico. Por isso, esta versão com frutas é uma deliciosa e refrescante contradição.

A recomendação do Guia Alimentar da População Brasileira é comermos cinco porções de frutas e vegetais por dia. A ideia é que, quando você privilegia a alimentação viva, além de assegurar os benefícios de seu perfil nutricional, evita comidas gordurosas e industrializadas que não fazem nada bem para a saúde.

Frutas nutrem, limpam e desincham o corpo. Com muita água, possuem efeito diurético e evitam a retenção de líquidos. Suas fibras formam uma espécie de gel, que promove saciedade, reduz a absorção de glicose e a quantidade de açúcar no sangue. Receitas com elas substituem sobremesas pesadas – e ainda garantem inúmeros benefícios.

Com tudo isso, uma opção que as apresentem como ingrediente principal ganha sempre a minha referência. Ainda mais com uma apresentação mais refinada.

Vamos à receita?

Corte vários tipos de frutas (mamão, melão, morango, abacaxi e banana). Valem outras pequenas e práticas, como uvas e amoras. Utilizando palitos, faça vários espetos. Para o molho, misture uma xícara de iogurte com duas a três gotas de extrato de baunilha e duas colheres (sopa) de laranja concentrado. Pronto, agora é só servir.

Esta e outras receitas e dicas você encontra no meu livro Ponto de Equilíbrio – leia online aqui. Quer mais? Inscreva-se em meu canal no Youtube, para receber avisos de novos conteúdo de nutrição e bem-estar em vídeo!

Tags: , , , , ,