A felicidade está com eles

Vigor físico versus maturidade. Afinal, quem você acha que é mais feliz: jovens ou pessoas mais velhas? Estudo da Universidade da Califórnia (Estados unidos) esclarece a questão.

Leia mais:

Como viver mais – Vila na China ensina o segredo
Chama acesa – A inspiração dos competidores que não se rendem nunca

É bem verdade que adultos mais velhos podem não ser tão fisicamente saudáveis ou mentalmente “afiados” como os jovens e pessoas de meia-idade.

Mas há algo entre os membros da terceira idade que todos devemos invehar – ou ansiar.

Segundo estudo da universidade da Califórnia em San Diego, esta faixa tem maior bem-estar psicológico do que os outros grupos etários.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores observaram mais de 1.500 pessoas, entre homens e mulheres, com idades entre 21 e 99 anos.

Todos os participantes do estudo foram contactados por telefone (linha fixa), e participaram de um teste para avaliar suas habilidades cognitivas durante a chamada.

Além disso, todos receberam um questionário pelo correio, para que os pesquisadores pudessem reunir informações sobre sua saúde física e o estado de espírito.

Para medir o bem-estar psicológico, eles tiveram que avaliar seu nível de felicidade, depressão, estresse, ansiedade e satisfação com a vida.

No estudo, foram avaliados três fatores-chave para adultos em todo o seu período de vida: a saúde física, cognitiva e mental.

Como resultado, eles descobriram que as pessoas mais velhas revelaram melhor saúde mental que os mais jovens.

Os pesquisadores também descobriram que aqueles entre 20 e 30 anos apresentaram as menores pontuações de bem-estar psicológico de todas as faixas etárias.

O estudo foi publicado no periódico científico The Journal of Clinical Psychiatry.

Tags: , , , ,