Esforço que compensa

Nem que seja por alguns minutos, o recado é um só: mexa-se! Segundo estudo da  Universidade de Cambridge (Estados Unidos), a inatividade é duas vezes mais prejudicial que o excesso de peso. Alguns momentos por dia podem acrescentar anos a mais no seu RG.

Leia mais:

Chega de desculpas – Exercícios para malhar fora da academia
Conheça o “burpee” – Aprenda a fazer o exercício perfeito

Segundo estudo da unidade de epidemologia do Medical Research Council da Universidade de Cambridge, a inatividade é responsável por causar o dobro de casos fatais relacionados à obesidade.

Segundo o professor Ulf Ekelund, é possível reduzir este risco com apenas 20 minutos de caminhada leve por dia.

Após a análise de dados de mais de 334 mil europeus, descobriu-se que o risco de morte pode ser reduzido entre 16% e 30% se encararmos pequenas doses de exercícios todos os dias.

Na verdade, a conclusão da pesquisa é a de que qualquer atividade é melhor que nada.

O estilo de vida sedentário é o maior responsável pelos fatores de risco decorrentes da obesidade, problemas cardíacos e câncer.

Entretanto, seu impacto em abreviar vidas pode ser considerado mais fatal que a obesidade em si.

Os pesquisadores calcularam que, enquanto 337.000 dos 9.2 milhões de óbitos na Europa todos os anos podem ser associados à obesidade, 676 mil casos podem ser atribuídos à inatividade física.

Por isso, a recomendação de que pequenos esforços em suar a camisa podem ser imensamente benéficos à longevidade que tanto buscamos.

Como já sabemos, apenas 20 minutos por dia podem fazer uma enorme diferença.

Sem ideia do que fazer? Siga o meu treino intervalado LIT por alguns dias e me diga qual foi o resultado.

Tags: , , ,