Esforço focado na longevidade

Acelere só um pouquinho para obter mais benefícios por praticamente o mesmo esforço. Estudo revela como transformar sua caminhada com foco leva a melhor proteção para sua saúde.

Leia mais:

Boa forma sem sair do sofá – Para sair do sedentarismo não precisa ir longe
Conheça o “burpee” – Aprenda a fazer o exercício perfeito

Que tal trocar o mesmo esforço por uma vida mais longa?

Transformar uma caminhada leve de 12 minutos em uma caminhada acelerada de sete minutos todos os dias diminui a chance de uma morte prematura em cerca de 30%.

Ou adicionar dois minutos extras de caminhada rápida ao final de 35 minutos de caminhada leve por dia pode reduzir esse risco em cerca de 21%.

A revelação vem de um estudo da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Nele, foram analisados os dados de fitness e saúde de 96.476 pessoas na Inglaterra.

Este projeto de pesquisa de longo prazo (que inclui o acúmulo de amostras biológicas em um grande repositório) visa identificar os fatores genéticos e ambientais que contribuem para o desenvolvimento de males físicos.

A equipe usou os dados do rastreador de condicionamento físico (com base na aceleração do pulso) para calcular o gasto energético da atividade física de cada participante, e o quanto deste gasto veio da intensidade moderada a vigorosa.

Os participantes do estudo foram acompanhados por uma média de 3,1 anos – durante os quais 732 dos indivíduos vieram a óbito.

Como resultado, os pesquisadores descobriram que níveis mais altos de atividade física estavam associados a um risco menor de mortalidade, independentemente da causa.

E o quanto pequenas alterações na rotina já garantem maior longevidade.

O estudo foi publicado na revista Nature Medicine.

Tags: , , ,