Emoções engarrafadas

Emoções Engarrafadas

De tão superficiais e previsíveis, hoje em dia as emoções parecem pré-fabricadas. Para criticar a manipulação dos sentimentos, artista americana traduz estados de espírito em ingredientes e fórmulas de mercado.

Leia mais:

Chama acesa – A inspiração dos competidores que não se rendem nunca
A inspiração do brilho leve – Para emocionar, não é preciso muito

Amor, medo, confusão, empolgação, raiva e inveja. Estes são alguns dos estados de espírito aprisionados em vidros pela artista americana Taylor Kinser, no projeto chamado “Emoções Engarrafadas”. Neste trabalho, cada emoção é um ingrediente, representado por uma cor diferente. O objetivo é explorar nossa reação diante das emoções manipuladas pelo marketing.

Para representar elementos tão etéreos, a artista valeu-se de diferentes materiais. Assim, a inveja foi feita de corante verde e grãos de soja. Outras matérias-primas utilizadas foram tinta, detergente e glitter. A pesquisa envolveu também a textura das emoções. Por isso, a raiva é espessa, o amor é borbulhante e o medo é denso. Com composições tão variadas, o recado é claro: nenhuma delas é para ser engolida. Literalmente.

O projeto também apresenta um “livro de receitas”, que decifra a composição de alguns sentimentos cotidianos. Por exemplo, o que sentimos diante de um shopping lotado tem como fórmula cinco partes iguais de confusão, raiva, aborrecimento e orgulho. Outros sentimentos pesquisados foram “suéter brega”, “black friday” e “jantar da sogra”.

As receitas e seus ingredientes questionam a ideia de que tudo em nossa sociedade pode ter um preço.

Emoções engarrafadas

Cada emoção tem uma cor e uma textura diferentes

emoções engarrafadas

Receita para encarar uma Black Friday, dia de descontos em lojas cheias

emoções engarrafadas

Um shopping lotado decifrado em sentimentos

Tags: , , , ,