Eliminando o peso em turnos

Eliminando o peso em turnos

Contra a crença de que refeições fracionadas aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer, estudo revela que o melhor é comer em intervalos de nove a 15 horas. A polêmica esta lançada. Afinal, qual lado da balança devemos escolher?

Leia mais:

Quando menos é mais – A informação na mesa é a melhor dieta
A vantagem da dieta fracionada – Está renovado o valor das mini-refeições?

Quando nos acostumamos a um padrão, logo ele é questionado.

Se dizem que comer várias vezes por dia é mais eficiente para afinar a silhueta, outros com maiores credenciais se apresentam para contradizer.

Segundo estudo do Salk Institute for Biological Studies, de San Diego (Estados Unidos), são os longos intervalos entre as refeições que fazem você perder peso.

Os cientistas chegaram a esta conclusão chegou ao fim de uma pesquisa de nove meses.

No experimento de observação, a alimentação de algumas cobaias durante a semana foi restrita a intervalos de nove, 12 ou 15 horas. Nos finais de semana, as mesmas podiam comer livremente.

Já o segundo grupo podia comer todos os dias, quando lhes desse vontade. Mas, na metade do estudo, passaram a ter os horários controlados.

Detalhe importante: a quantidade de calorias ingerida foi a mesma para todos.

Ao final, as cobais que comiam livremente estavam obesas e com problemas de metabolismo. As que eram alimentadas entre nove e 15 horas continuaram com menos gordura corporal, mesmo comendo à vontade nos finais de semana.

E as que tiveram os horários trocados perderam algum peso que haviam ganho antes.

Aparentemente, a limitação de tempo não só previne, como reverte a obesidade.

Embora os estudos tenham sido realizados com cobaias, os pesquisadores acreditam que os resultados possam ser aplicados a humanos.

Para formar sua opinião, assista a seguir o vídeo com os cientistas do Salk Institute – em inglês.

Tags: , , , ,