A dieta dos 30 minutos

A dieta dos 30 minutos

Sem tempo para perder peso? Com nova dieta, esta desculpa não vai mais colar. Novo livro garante que, com apenas 30 minutos por semana, as coisas na sua balança vão mudar. Para menor.

Para reduzir medidas, você vai ter que exercitar o pensamento. Para a nutricionista americana Sarah-Jane Bedwell, em relação à alimentação, tudo é planejamento. Desde que saímos para fazer compras até voltar e preparar a comida, enfrentamos uma rotina que conduz para o mesmo caminho – com o qual a maioria de nós não está satisfeita. Afinal, como esperar um resultado diferente se fazemos as mesmas coisas?

Seu livro Schedule Me Skinny: Plan to Lose Weight and Keep It Off in Just 30 Minutes a Week (algo como “Programe-me Magra: Planejamento para Perder Peso e Mantê-lo Longe em Apenas 30 Minutos Por Semana”) está sendo lançado nos Estados Unidos. E, pelo título, já podemos ver o interesse que vai atrair. Afinal, com a vida corrida que levamos, a falta de tempo é a maior causa (ou desculpa) de nos alimentarmos mal. Mas, 30 minutos por semana bastam?

Por si só, o sistema não parece complicado. Com papel e caneta à mão, procure concentrar-se. São 10 minutos para planejar as refeições de toda a semana. Cinco minutos para escrever a lista de compras necessária para as receitas. E, de volta do mercado, 15 minutos para preparar o cardápio que foi pensado. E você cumpre cada etapa quando pode, encaixando na rotina a ida ao mercado e, à noite, um tempinho na cozinha.

10 minutos

Em primeiro lugar, é preciso criar o cardápio, privilegiando, é claro, as escolhas saudáveis. Este critério é importante, pois vai determinar aonde ir na próxima etapa. Contando o trânsito, é importante antever o trajeto, os destinos e os melhores horários.

5 minutos

Em segundo, com uma lista certeira nas mãos, você vai às compras. Menos tempo no mercado faz bem para a carteira. De acordo com estudo do Food Marketing Institute , para cada minuto gasto dentro do supermercado, aumentamos a conta em cerca de 4 reais. Compras sem plano são conduzidas por impulso e excesso, o que leva a porções maiores e desperdício. Para cumprir esta meta, aproveite a dica dos nova-iorquinos: em mercados 24 horas, só 4% das pessoas aparecem entre 21h e 8h.

15 minutos

E, por último, segundo a autora, vem a preparação do cardápio. Que consiste em lavar e cortar os vegetais, cozinhar todo macarrão ou arroz de uma vez e separar carnes em porções. Daí, basta guardar tudo em potes separados e, na hora das refeições, montar os pratos planejados, esquentando o que precisa ir ao microondas e então servir-se.

10 + 5 + 15 = 30 minutos

Uma das dicas do livro é, no planejamento semanal, programar a preparação de três jantares – e dobrar a receita. Desta maneira, você pode guardar os pratos e ainda utilizar as sobras para, com criatividade, preparar também pratos para o almoço ou fazer sanduíches.

O livro ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Mas estas simples dicas já ajudam a esclarecer que a busca pela boa forma tem vários caminhos. O importante é saber aonde cada um deles pode nos levar. Ah! E aproveite o tempo economizado para comer devagar que, como vimos em matéria anterior, também ajuda a emagrecer.

Assista ao vídeo de apresentação do livro (em inglês):

Tags: , , , , , ,