Dieta de bandeja

Dieta de bandeja

Cada um no seu quadrado. Comer em cantinas e refeitórios utilizando o popular “bandejão” faz com que as pessoas raspem tudo, inclusive a salada. A alimentação completa não se deve, com certeza, ao tempero do chef. Tem a ver com a ordem das coisas.

Pesquisadores da Cornell University (Estados Unidos) descobriram que, quando nos servimos em bandejas, serviço comum em escolas e grandes empresas, comemos menos e sem desperdício. Com uma bandeja nas mãos e diante das opções em estilo refeitório, a tendência de 86% das pessoas é servir-se da refeição completa. 92% comem toda a salada, seguida de prato principal e sobremesa. A explicação é exatamente porque existe um lugar para cada alimento.

Sem a ordem que visualizamos na bandeja, vem o exagero. Quem se serve com um prato come 54% menos salada e, em 60% dos casos, vai “direto ao que interessa”. E ainda tende a deixar sobras. Como não têm muito espaço, e veem diante de si pouca variedade, também sentem-se compelidos a empilhar maiores porções.

Para grandes empresas que buscam oferecer melhor qualidade de vida a seus funcionários, fica a dica. Já quem, como a maioria de nós, curte informações adicionais na busca por emagrecer, podemos aprender sobre ordenar os alimentos, tanto na disposição da mesa como na montagem dos pratos.

Tags: , , , , ,