A dieta da Seleção

A dieta da Seleção

Não é só fome de bola. No cardápio dos craques da seleção brasileira entram grelhados, assados ou cozidos, tudo com baixo teor de gordura e sódio, em seis refeições por dia. A fórmula para trazer o caneco é encher o prato.

Durante o período da Copa do Mundo, o consumo diário de cada atleta deverá ser de até 4 mil calorias – o dobro do que normalmente precisamos. Apenas durante os treinamentos, o gasto individual chega a 1.400 kcal. E quando é pra valer, em 90 minutos correm entre nove e 12 km, perdem até três quilos e gastam quase 2 mil calorias

Para preparar a equipe para, se tudo der certo, os próximos sete jogos, serão seis refeições por dia. Entre as principais (café da manhã, almoço e jantar), vão haver lanches intermediários. No cardápio de nutrientes necessários para reconstruir músculos desgastados e garantir energia e explosão, estão proteínas, carboidratos, fibras, sais minerais e vitaminas. Traduzindo em comida no prato, estamos falando dos tradicionais e brasileiríssimos arroz, feijão, bife e salada. É como uma dieta da memória. Para que raspem o prato, a cozinha da CBF capricha na comidinha da vovó, já que muitos jogadores moram há várias temporadas fora do Brasil.

selecao

Segundo a nutricionista da equipe, Silvia Ferreira, é assim que se prepara um campeão, ou melhor, 11 deles. E não existem “alimentos proibidos”. “Dentro de uma alimentação equilibrada, a gente pode oferecer de tudo, desde que na hora certa”. Um bife à milanesa ou uma porção caprichada de lasanha podem ser adicionados, como recompensa a um treino mais puxado, ou a uma partida extenuante. A suplementação com proteína e aminoácidos leva em consideração o perfil da saúde de cada atleta, traçado em exames realizados constantemente.

selecao2

Para nós, do lado de cá da torcida (e aqui vou incluir o Felipão), a regra é bem outra. Olho aberto à ameaça escondida nos salgadinhos prontos e das calorias vazias das bebidas alcoólicas e refrigerantes. Confira minhas receitas dos Top 5 petiscos light para organizar a festa com antecedência. E veja como tomar uma cervejinha com gosto e sem culpa nenhuma. Com saúde, a nossa corrente pra frente é muito mais poderosa!

Tags: , , , ,