Descubra sua dieta ideal

Descubra sua dieta ideal

O problema das dietas da moda é que são criadas para a massa. Segundo estudo, só funciona aquela que é personalizada para você. E não se trata apenas de força de vontade. Descubra a seguir qual regime você deve seguir para perder a barriga.

Leia mais:

A desculpa da gula – Vontade de comer pode vir de deficiência no prato
Emagreça com a dieta cromada – Regule o açúcar no sangue pelo prato

O fim do Carnaval nos encontra com o peso acumulado deste as festas de fim de ano. Ou seja, já passou – e muito, da hora de encarar uma dieta.

Mas saber que são frustradas 95% das tentativas de emagrecer por mudanças drásticas nos hábitos alimentares desanima qualquer um.

Se você se pergunta o que pode estar dando errado, não desanime. Segundos os cientistas, a culpa não é só sua.

Segundo estudo da BBC Science, em parceria com as universidades inglesas de Oxford e Cambridge, só funciona a dieta que é personalizada para você, de acordo com deu DNA, hormônios e saúde mental.

Na pesquisa, 75 pessoas tiveram que cumprir uma série de testes, ao longo de três meses.

O objetivo foi o de mapear três tipos de comedores compulsivos.

O primeiro grupo foi o das pessoas que, uma vez em que começam, não conseguem parar de comer. Neste caso, uma menor produção de hormônios digestivos e sua falta de comunicação com o cérebro influencia no  comportamento, ao confundir os sinais de saciedade.

O segundo seria formado por pessoas que sentem fome todo o tempo. O motivo pode ser o DNA. A hipótese é que alguns indivíduos possui genes que provocam o apetite por alimentos gordurosos e mais calóricos.

Já o último grupo seria formado por pessoas que comem por ansiedade e stress – o conhecido apetite emocional. Neste caso, o cérebro provoca mudanças no organismo, como a aceleração do coração. Este estado de stress interno dispara hábitos alimentares que buscam acalmar os nervos.

Então, qual dieta cada um destes grupos deve seguir para perder a barriga?

O primeiro grupo deve seguir um regime que o mantenha saciado por mais tempo possível. Os cientistas sugerem um consumo maior de proteínas e alimentos com baixo índice glicêmico, que são absorvidos mais lentamente. Esqueça batatas e pães. Pense em frango, peixe, arroz basmati, lentilhas, grãos e cereais.

Para o segundo grupo, os cientistas recomendam praticar o jejum intermitente. Em dois dias da semana, devem esforçar-se para comer apenas 800 calorias. Nos demais, podem comer mais, desde que alimentos saudáveis. Esta dieta visa queimar seus estoques de gordura.

Já o terceiro grupo, dos que lutam contra o apetite emocional, além de cuidar do que vai no prato, seus membros devem trabalhar também o lado afetivo, seja através de meditação ou da prática de exercícios entre amigos. Entrar na terapia pode ajudar de maneira consistente.

Com estas adaptações, os três grupos perderam 8% de massa corporal no curto período do estudo.

Significativo foi o alívio reportado entre aqueles que sentiam-se pessoalmente responsabilizados pelos fracassos em dietas encaradas anteriormente.

Entender que o perfil biológico de cada um é determinante para peder peso é fundamental para superar as dificuldades de toda dieta.

Tags: , , , ,