Delivery com menos calorias

Está chovendo, chegou tarde ou pintou preguiça de cozinhar e vai pedir delivery? Use um aplicativo. Estudo revela que pedir comida pelo telefone nos faz exagerar nas calorias. Descubra o motivo. 

Leia mais:

Meu pulo do gato – Veja como perdi e mantenho longe mais de 60 quilos

Reeducação alimentar – Conheça o cardápio que mudou a minha vida

Se hoje você comprou o seu almoço online, é possível que esteja se alimentando melhor que em dias normais.

Um novo estudo descobriu que as pessoas tendem a escolher pratos com mais calorias quando ouvem o som da própria voz ao fazer o pedido.

A pesquisa foi feita em parceria entre Tilburg University e Maastricht University (Holanda) e Stanford University (Estados Unidos).

O mesmo não acontece quando o alimento é escolhido ao apertar um botão.

Aparentemente isso acontece porque, falando em voz alta, as pessoas ativam diferentes partes do cérebro ao tomar decisões.

Quando vocalizamos qualquer coisa, são ativadas as áreas do cérebro envolvidas na emoção, e não as áreas envolvidas no pensamento crítico.

Isso dispara a impulsividade e inibe a reflexão de nossos atos.

O experimento foi realizado em um restaurante real.

Nele, os pesquisadores descobriram que as pessoas estavam mais propensas a escolher uma sobremesa de alto teor calórico (feita com chocolate), em vez de uma saudável (frutas) se o pedido fosse feito em voz alta.

Em outro teste, alunos escolheram alimentos mais calóricos ao utilizar uma vending machine acionada por microfone, ao invés de botões.

Novamente, em um terceiro experimento, os pesquisadores pediram a estudantes que escolhessem entre um Twix e uma banana para fazer um lanche.

Quando os alunos fizeram a sua escolha em voz alta, 62% escolheram o Twix.

Em comparação, quando os alunos escolheram pressionando um botão, 35% escolheram o Twix.

A descoberta indica como as pessoas realizam compras online.

Por exemplo, uma pessoa em busca de um hotel pode estar mais propensa a escolher uma hospedagem menos expendiosa se fizer a reserva online do que pessoalmente ou por telefone.

E comensais podem fazer escolhas mais saudáveis se o pedido for feito através de um tablet (que alguns restaurantes já utilizam), em vez de vocalizar sua escolha.

O estudo foi publicado no Journal of Consumer Research.

Este texto utilizou informações de matéria publicada no site Live Scienceleia na íntegra aqui (em inglês).

Imagem: Shutterstock.

Tags: , , ,