De pé e em forma

O sedentarismo tem se provado cada vez mais fatal. Sabemos das recomendações de movimentar-se para uma vida mais saudável. Agora, estudo revela quanto tempo devemos ficar de pé por dia para colher os benefícios.

Leia mais:

Desligando a ansiedade – Sedentarismo está ligado a nosso estado emocional
Escadas na moda – Novos projetos são contra o sedentarismo

Há quem permaneça sentado por mais de 10 horas por dia.

Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, ficar tanto tempo sentado, seja trabalhando ou vendo TV, pode dobrar o risco de morrer dentro dos próximos três anos.

Em novo estudo, publicado no European Heart Journal, os pesquisadores analisaram as atividades de 782 homens e mulheres, que utilizaram monitores de movimento durante 24 horas, ao longo de uma semana.

Os monitores registraram quanto tempo os voluntários gastaram sentados, de pé, andando ou deitados.

Os participantes do estudo ainda tiveram colhidas amostras de sangue, e medidas a pressão do sangue e o peso corporal.

Com estas informações, foi aplicado um modelo matemático para estimar quanto tempo alocado em cada condição impactaria sua saúde.

A conclusão foi a de que gastar duas horas a mais por dia de pé significa níveis de açúcar, colesterol e gordura (triglicérides) mais equilibrados no organismo.

A descoberta mostrou que a mesma quantidade de tempo representa menor Índice de Massa Corporal e circunferência abdominal.

Segundo os pesquisadores, o estudo precisa ser aprofundado, mas já demonstra que o hábito de permanecer longos períodos de pé ou em movimento é mais benéfico para a saúde que ficar sentado.

Por isso, mexa-se.

Um pouco de movimento é melhor que nenhum.

Comece preferindo as escadas ao elevador, por exemplo.

Até condicionar o corpo, experimente em dias alternados.

Meses depois você pode dobrar a meta, estacionando mais longe, ou descendo do ônibus um ponto antes.

E, ao chegar o final de semana, resista a jogar-se no sofá.

Um passeio ao ar livre, com seu companheiro ou amigas, vai fazer mais bem ao seu corpo e ao estado de espírito que você imagina.

Tags: , , , ,