Da mesa ao museu

Comer é um ato estético. Megaexposição em cartaz no museu Victoria and Albert, em Londres, explora o papel e o desenvolvimento dos alimentos na sociedade.

Leia mais:

A escolha da saúde – Descubra qual lugar do avião é mais seguro
Sopro de segurança – Veja por que acionar a ventoinha no avião

Você olha para seu prato e o que vê?

“A comida é uma das ferramentas mais poderosas através da qual moldamos o mundo em que vivemos”.

A definição é de Catherine Flood e May Rosenthal Sloan.

Elas são as curadoras da exposição FOOD: Bigger than the Plate.

A atração está em cartaz no museu Victoria and Albert, em Londres.

E reúne mais de 70 projetos e colaborações de artistas, designers, chefs e até agricultores.

Entre eles, a “salsicha do futuro”.

Aqui, a artista Carolien Niebling usa a técnica de fazer embutidos.

O resultado são salsichas com tamanhos e recheios diferentes.

Que usam até vegetais e insetos, como ingredientes do futuro, gerando belas imagens.

A obra enfatiza a necessidade do menor consumo de carne e a maior diversidade de outros nutrientes.

O resultado fascina o olhar e projeta um paladar que ainda alcançaremos.

Outro trabalho é do coletivo Fallen Fruit, que criou um papel de parede que recobre um ambiente do museu.

A colagem usa imagens das espécies uma vez cultivadas no local, de 1681 até 1857.

Transformações e resíduos também estão em pauta – e no cardápio.

Durante a exposição, fungos estão sendo cultivados entre material reciclável do café do museu.

Ao final, um menu será elaborado com os cogumelos.

Em outra ala, há também uma rica coleção de posters, do acervo da instituição.

As peças mostram a íntima relação do design gráfico com a indústria alimentícia.

Pensando em uma viagem?

A exposição vai até 20 de outubro de 2019.

The Sausage of the Future (detalhe), de Carolien Niebling

Fallen Fruit: resgate histórico que gera bela imagem

Design gráfico usado para anunciar produtos alimentícios

Os primeiros 200 ingressos eram comestíveis (impressos em açúcar)

Tags: , , , , ,