A cumplicidade do riso

Embora muitos não encontrem motivos para praticar com maior frequência, o riso é democrático e universal. E revelador. Estudo revela como podemos avaliar o grau de intimidade das pessoas quando riem juntas. 

Leia mais:

Felicidade emagrece – Sentimento nos leva a fazer planos mais saudáveis
Etiquetas sinceras – A imagem que fazemos de nós mesmas é muito forte

O riso que nos faz tanta falta revela não apenas bom humor.

Segundo estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Estados Unidos), além de mostrar a apreciação de uma piada, o riso pode transportar outras informações.

E ser usado para sinalizar emoções positivas, bem como a intenção de uma pessoa a cooperar.

Porém, mais interessante é a descoberta de que o riso compartilhado pode revelar a intimidade e o grau de conhecimento entre as pessoas do grupo.

Os pesquisadores se concentraram em grupos de pessoas que riem uns com os outros, denominado co-riso, para ver se ele comunica algo mais para aqueles que estão fora do grupo.

O riso é reconhecido entre culturas como um sinal de status de relacionamento.

Se você é capaz de compartilhar uma gargalhada com alguém, isso indica aceitação, pertencimento e popularidade.

Mas o elemento comunicador do riso, e que informações podemos apreender sobre o ato social, são mal compreendidos.

Por isso, o estudo focou nas informações transmitidas quando presenciamos as pessoas rindo juntas, em particular, o seu nível de amizade.

No teste realizado, 996 voluntários de 24 países ouviram clipes de áudio de cerca de dois segundos de duração, com pessoas de língua inglesa rindo juntos durante a gravação de sua conversa.

Nenhum deles recebeu qualquer tipo de contexto adicional da conversa.

Metade das conversas foram gravadas entre amigos, enquanto a outra metade eram de pessoas que haviam se encontrado recentemente.

Quando os voluntários ouviram as gravações, os pesquisadores descobriram que eles foram capazes de identificar corretamente o status de amizade em 61% dos casos.

Como curiosidade, os participantes acharam mais fácil dizer se o riso era entre amigos quando a gravação foi da conversa de mulheres.

Os pesquisadores acreditam que o riso humano provavelmente evoluiu a partir da respiração ofegante de chimpanzés e outros primatas brincando entre si.

Ser capaz de determinar se dois indivíduos são conhecidos através de quaisquer sinais (como o riso) pode expor antecipadamente uma ameaça.

E pode também oferecer uma oportunidade de formar aliados.

Segundo o professor Greg Bryant, co-autor do estudo, “os resultados mostram que as pessoas de todo o mundo percebem o riso de maneiras bastante similares”.

“Isso nos mostra como um discurso não-verbal como o riso pode ajudar as pessoas a detectar alianças sociais e, posteriormente, a navegar em ambientes sociais”.

O estudo foi publicado no site de divulgação científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Tags: , , , ,