Conheça a rambutan

Conheça a rambutan

Prima maior da lichia, esta fruta original da Ásia é riquíssima em vitamina C, que evita o acúmulo de gorduras nas artérias. E mais: possui alcalóides que auxiliam na redução dos triglicerídeos sanguíneos, evitando problemas cardiovasculares.

Leia mais:

O pequeno notável – A redescoberta de um alimento ancestral
Quem acredita em superalimentos – Veja o que há por trás deste rótulo da moda

Parece um ouriço vermelho. O nome faz referência à sua aparência: em malaio, rambutan significa “cabeluda”. Por baixo da casca, que sai facilmente com a ponta de uma faca, encontra-se um gomo branquinho, carnudo e saborosíssimo.

A exótica fruta aparece no mercado como um  “superalimento”. Nativa do sudoeste da Ásia, adaptou-se muito bem ao clima do Brasil. Por isso, a boa notícia é que podemos contar mais facilmente com seus benefícios.

Ela não é campeã em antioxidantes como a romã, mas ganha de todas as frutas pela facilidade de comer e pelo paladar absolutamente delicioso.

A rambutan é rica em vitamina C. E também em polifenol elagitanino e catequina xantona, que ajudam a manter a saúde das artérias e combater infecções. Seus alcalóides auxiliam na redução dos triglicerídeos sanguíneos, evitando problemas cardiovasculares.

Pesquisa da Univeridade de Monash, na Malásia, e publicada na revista Carbohydrate Research, aponta que o uso de um extrato da fruta pode revelar-se poderoso no combate à obesidade.

Recomendo a procura. Variar o paladar e a fonte de fitonutrientes nos ajuda a consumir a dose diária recomendada de frutas e verduras. Segundo o IBGE, 90% dos brasileiros ingerem diariamente menos de 400 gramas desses alimentos por dia.

Tags: , , , ,