Conheça a dieta alcalina
Categoria: Nutra-se

Perder peso e livrar-se de uma vez por todas das toxinas do corpo. A promessa da dieta alcalina é ambiciosa. Ficar de olho no teor de pH dos alimentos é mais que uma aula de química. Parece que, através da tabela periódica, controlamos a balança e a saúde.
Leia mais:
O pulo do gato – Veja como foi minha reeducação alimentar
20 minutos para mudar sua vida – LIT (Lucilia Intensive Training)
O pH de um alimento significa seu “potencial Hidrogeniônico”: a classificação se é ácido, neutro ou alcalino. Este número varia de acordo com a composição de cada alimento.
De olho neste fator, foi criada a dieta alcalina. Quanto maior a alcalinidade do alimento, menor a quantidade de resíduos gerada. Isso significa menos inchaço, retenção de líquidos e inflamação do corpo – as principais causas do aumento de peso.
O objetivo é manter o pH ideal do corpo, em torno de 7,4, ou seja, levemente alcalino. Nessa faixa, a absorção de nutrientes e a liberação de toxinas é mais eficiente. Abaixo deste nível, o corpo é obrigado a sacrificar órgãos e tecidos internos para manter o pH do sangue equilibrado.
Para isso, devemos garantir mais substâncias alcalinas e limitar o consumo de alimentos e bebidas com o pH ácido. Não há restrições, basta seguir a proporção sugerida de 70% e 30%.
Resumindo: o pH adequado diminui as inflamações no corpo, promove o detox das células, acelera o metabolismo e melhora a saúde em geral, levando com isso à perda de peso.
A dieta alcalina já conquistou adeptos famosos, como Victoria Beckham, Jennifer Aniston, Robbie Williams e Gwyneth Paltrow.
É claro que colocar no prato mais alimentos saudáveis, como frutas verduras e legumes, e retirar as carnes gordurosas, farinha branca e industrializados, só pode ser uma coisa boa.
Alimentos ácidos
Café, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sal, açúcar, carnes, peixes, leite e derivados (queijo, creme de leite, iogurte, requeijão), farinhas brancas, ovos, doces, alimentos industrializados e chocolate.
Alimentos alcalinos
Abacaxi, lentilha, cebola, brócolis, melão, nectarina, couve, alho, castanhas, maçã, espinafre, produtos integrais, azeite de oliva, abóbora, beterraba, alface, abobrinha, batata doce, figo, mamão, frutas cítricas, frutas secas e folhas verdes em geral.
Tags: dieta, dieta alcalina, metabolismo, pH, regime para emagrecer,