Confiança nota 10

Pose é importante. Melhor até que notas na escola. É o que revela estudo, que garante que a auto-confiança valoriza o passe, mesmo quando a pessoa não está merecendo tanto crédito.

Leia mais:

A melhor entrevista da sua vida – Linguagem corporal e seu verdadeiro potencial
Estudar é pouco – Não há limites para quem deseja muito

Um estudo recente mostrou que estudantes com elevada auto-estima têm mais chances de serem reconhecidos como mais inteligentes por seus próprios colegas, não importanto seu boletim.

Pesquisadores das universidades de Newcastle e Exeter (Inglaterra) encontrou evidências de que bancar-se frente aos outros faz com que pensem que somos mais talentosos. O contrário também foi provado: os mais inteligentes da turma não são reconhecidos como tal se sua atitude for compatível.

“Baixa auto-estima facilita a decepção dos outros”, concluiu Shakti Lamba, líder da pesquisa, que foi publicada no site Plos One.

Se em estudos anteriores, foi comprovado que homens são mais confiantes que muheres, nesta pesquisa não houve variação de acordo com o gênero, sugerindo que as mulheres não podem baixar a bola diante de uma competidor masculino, seja por notas melhores, seja por cargos maiores.

Resultados como este nos não muita motivação. Mas também, com uma pulga atrás da orelha. Saber que pessoas que “fingem” competência alcançam posições de destaque na sociedade pode significar sermos liderados por “posers”. Por isso, se encontrar oportunidade, questione sempre a autoridade que lhe parecer falha. Desta forma, a pessoa tem uma chance de confirmar sua superioridade, ou você tem a chance de livrar-se de um embuste.

Tags: , , , ,