Como viver sem açúcar?

Como viver sem açúcar?

Crescemos com o hábito de comer doce em excesso. Pesquisas já revelaram que o brasileiro ingere de três a seis vezes mais açúcar que a média mundial. Mas exclui-lo totalmente da mesa pode ser uma determinação drástica demais. Veja como evitar ficar deprimida e desejá-lo ainda mais.

Leia mais:

Declarada guerra ao açúcar – Campanha incentiva trocas vantajosas
Fisgados pelo açúcar – Saber como o inimigo ataca ajuda a nos defender

Seja ele branco, mascavo ou mesmo a badalada versão que vem do coco, minha dica é reduzir a presença do açúcar.

Dentre todos, o açúcar refinado é o pior, considerado até um antinutriente.

Além de não fornecer benefícios nem energia vital para o organismo, ainda prejudica a absorção de vitaminas e minerais importantes, como o cálcio e o magnésio e as vitaminas do complexo B.

Se do modo súbito conhecemos as consequências, o melhor é conduzir este processo aos poucos.

Confira algumas dicas.

Menos refrigerante

Cada lata de refrigerante traz nove colheres de chá de açúcar por vez. O mito de que a bebida acentua a celulite está ligado à altíssima quantidade de açúcar que há na versão normal. Isso porque o açúcar “recheia” as células gordurosas, provocando a celulite. Se não der para evitar, troque pelo diet ou light.

Reduza a quantidade

Quando for assar bolos, reduza a quantidade de açúcar em duas colheres de chá cada vez que fizer a receita. Pare ao detector mudanças drásticas no gosto. Em breve, seu paladar se acostuma a sentir doce com menos açúcar na receita.

Coma frutas

Coma frutas sem adicionar açúcar e faça um estoque se sua preferida. Ou, melhor, mapeie as feiras livres que acontecem em seu caminho e, uma vez por semana, garanta o que vai consumir, com a vantagem de a sua escolha estar sempre fresca.

Esta e outras dicas você encontra no meu livro Ponto de Equilíbrio – leia online aqui.

Quer mais? Inscreva-se em meu canal no YouTube, para receber avisos de novos conteúdo de nutrição e bem-estar em vídeo!

Tags: , , , ,