Comendo com os olhos

Comendo com os olhos

A olho nu, a receita parece saudável. Mas, antes da primeira garfada, nos sentiríamos mais aliviadas se fosse possível saber o que está sendo servido. Com a tecnologia, a visão além do alcance chegou ao prato.

Apresentado recentemente na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, o aparelhinho TellSpec chegou para prestar um enorme serviço à nossa alimentação. Pelo seu tamanho, nele não parece caber tanta ciência. Mas ela está lá, já que o TellSpec é um espectômetro Raman. Ele faz uma análise baseada na frequência da luz, que é refletida pelo material que está sendo estudado. Basta apontar e pressionar o botão, para que o aparelho faça o scanner do alimento. Em seguida, as informações são enviadas para um smartphone, onde podem ser conferidas em detalhes. Inicialmente estão cadastrados 3 mil ingredientes, que serão constantemente atualizados.

O resultado é rápido e chega em 30 segundos. Por exemplo, quando apontado para uma porção de batatas fritas, o aparelho identificou a quantidade de carboidratos, proteína, calorias e até corantes e conservantes, como a tartazina (corante Amarelo 5). Ou seja, além do controle da dieta, desta maneira será possível observar as restrições por conta de alergias.

O lançamento do produto está previsto para abril. Imaginamos que, em breve, será possível contar com o aparelho em restaurantes, supermercados e até em feiras livres. Ou sempre conosco, carregado no chaveiro. Cada vez mais, a tecnologia facilita o acesso a uma alimentação melhor. E, cada vez mais, o sonhado resultado da boa forma está em nossas mãos.

Comendo com os olhos

TellSpec chega ao mercado em abril

Comendo com os olhos

Com um espectômetro, o aparelho “lê” os ingredientes e manda as informações para o celular

Acompanhe o vídeo de lançamento do produto.

Tags: , , , ,