Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Admiro os esforços do governo inglês contra a crise de obesidade que vive o país. Mas assim fica difícil. Depois de fechada para reformas, a roda-gigante que é símbolo da capital reabre pintada de vermelho, por conta do patrocínio da Coca-Cola. Pega de surpresa, a sociedade reclama e pede coerência.
Está dado o recado – Califórnia quer mudar rótulos dos refris
Limites – Novo sistema mostra informações nutricionais na Inglaterra
O governo inglês trabalha em várias frentes contra a ameaça à saúde pública, causada pelo aumento dos casos de aumento de peso entre a população, principalmente as crianças.
O objetivo é e incentivar a adoção de uma alimentação mais saudável, para tentar combater o avanço da obesidade infantil e, posteriormente, entre os adultos. Atualmente, a obesidade já atinge uma em cada três crianças do país.
Nesta luta, um dos inimigos mais poderosos são os refrigerantes, fontes do açúcar escondido, presente também nos doces e fast food.
Por isso, a decepção foi grande ao ver, no horizonte da capital, o cartão postal da cidade pintado com as cores do inimigo.
Graças a um patrocínio, a roda-gigante que domina a paisagem londrina, reaberta no último dia 17 de janeiro, agora se chama Coca Cola London Eye.
Agora, cada cápsula onde se encontram os assentos, traz o logotipo da empresa. Os funcionários e seguranças utilizam uniformes vermelhos e, à noite, a atração ganha tons rubros da iluminação cênica.
Como protesto, a Children’s Food Campaign (“campanha de alimentação infantil”) marcou a inauguração do novo patrocinador distribuindo 500 escovas de dente aos primeiros da fila.
A ideia é alertar que, a cada semana, cerca de 500 crianças com idades entre cinco e nove anos são hospitalizadas devido a problemas dentários graves.
Escovas de dente distribuídas no potesto
Segundo Malcolm Clark, coordenador da campanha, ao patrocinar uma das maiores atrações de Londres, a companhia mira nas famílias, esperando influenciar seu consumo pelas próximas gerações.
E pontua que, se fosse escolhido batizar a roda-gigante como Diet Coke London Eye, a história poderia ter desfecho bem diferente.
A fabricante se defende, alegando que todos os seus produtos podem ser consumidos dentro de uma dieta balanceada, sem prejuízo para a saúde das pessoas.
Pontua também o patrocínio a programas que promovem atividades físicas, bem como a redução dos níveis de açúcar de seus produtos, para cumprir compromissos assumidos com o governo.
Entretanto, sabemos que crianças têm dificuldade em discernir publicidade de fatos.
E que todo peso que ganham torna-se difícil de perder quando crescem.
Veja no vídeo oficial, a seguir, como ficou a atração iluminada à noite.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.