A ciência no trono

A ciência no trono

Entender melhor a digestão dos alimentos pode fundamentar o conhecimento e ajudar a fazer escolhas. Você sabia que comer chocolate faz querer urinar e beber leite provoca o número 2? Veja a seguir qual alimento induz a qual caminho.

Leia mais:

Rotina exemplar – Infográfico mostra como é o dia das mentes mais brilhantes
A vida secreta dos intestinos – Conheça um órgão mais inteligente que você imagina

Tudo que entra deve sair.

Mas, às vezes, temos uma prova importante ou uma viagem a fazer e não podemos ficar à disposição da imprevisibilidade de nosso movimento intestinal.

O alimento fornece a nutrição necessária ao corpo para que funcione de modo eficiente, mas consumir muito de determinadas escolhas pode fazer com que nossos processos metabólicos sofram, comprometendo até a nossa saúde.

A explicação vem da ciência.

Por isso, não é má a ideia de saber quais alimentos provocam a ida ao banheiro, seja para o número 1 ou 2; ou que causam constipação.

Alguns deles já são velhos conhecidos.

Por exemplo, uma xícara de café pela manhã nos dá uma sacudida para começar o dia, ao mesmo tempo em que pode provocar a primeira ida ao banheiro.

Isso porque a cafeína, o ingrediente ativo da bebida, aumenta o peristaltismo (contrações musculares) e a ação digestiva, além de aumentar os níveis de colecistocinina, hormônio que regula os movimentos intestinais.

Em outro caso, se aquele snack que você faz à tarde for à base de frutas, pode estar favorecendo a digestão.

As frutas podem nos manter saciadas por mais tempo, mas eles podem provocar uma parada estratégica no banheiro.

Assim como determinados alimentos podem nos fazer ocupar o vaso sanitário, há aqueles que provocam a vontade de fazer xixi.

Depois do trabalho, os drinques da happy hour nos levam mias vezes ao banheiro por causa do etanol.

O álcool impede a liberação do hormônio antidiurético (ADH), o que significa um maior volume de urina a ser produzida.

Um snack de fim de noite, como um pedaço de chocolate, também pode aumentar a micção, por causa de seu alto teor de cafeína.

Ela reduz a absorção de água no rim, enquanto as teobrominas (um alcalóide do cacau) podem provocar a irritação da bexiga, o que nos dá a vontade de fazer xixi.

Confira no infográfico a seguir, divulgado pelo site Medical Daily, como os alimentos provocam nossas idas ao banheiro.

Isso faz você evacuar

isso-faz-voce-evacuar1

Café

Causa: cafeína

A cafeína, o ingrediente ativo da bebida, aumenta o peristaltismo (contrações musculares) e a ação digestiva, além de aumentar os níveis de colecistocinina, hormônio que regula os movimentos intestinais.

Comidas apimentadas

Causa: irritação do intestino

Os diferentes tipos de pimentas contêm capsaicina, composto químico que garante o ardor destes ingredientes. A substância irrita o intestino, o que pode precipitar a ida ao banheiro.

Ameixas

Causa: sorbitol + fibras

Ameixas contêm muitas fibras, que fazem aumentar o bolo fecal. E também contêm grandes concentrações de sorbitol, um laxante natural que age drenando água do intestino grosso, estimulando o movimento do órgão.

Abacate

Causa: magnésio

Abacates são ricos em magnésio, mineral que relaxa os músculos e que, por este motivo, estimula o movimento intestinal, além de hidratar o bolo fecal.

isso-faz-voce-evacuar2

Lactose

Causa: intolerência

A intolerância à lactose ocorre quando o corpo não dispõe da enzima lactase, que faz a digestão do açúcar natural do leite. Isso leva à produção excessiva de gases no cólon, bem como água nas fezes, o que provoca dores e diarreia.

Glúten

Causa: intolerência

A doença celíaca é uma resposta autoimune à digestão do glúten, na qual o intestino delgado sofre irritação. Isso provoca uma inflamação crônica da mucosa do órgão, o que provoca dores, gases e diarreia.

Morango

Causa: fibras

As fibras dos morangos incorporam-se ao bolo fecal, aumentando seu volume.

Brócolis

Causa: fibras

Ao mesmo tempo em que é incensado como um superalimento, devido ao aporte de minerais e vitaminas, o brócolis contém muitas fibras, o que estimulam o funcionamento do intestino.

Alimentos gordurosos

Causa: disfunção da vesícula biliar

Alimentos gordurosos que causam diarreia podem ser sinal de uma disfunção da vesícula biliar, impedindo o órgão de secretar bile, o que prejudica a habilidade para digerir gorduras, o que resulta em um movimento intestinal mais frequentemente.

Óleo de coco

Causa: ácidos graxos de cadeia média

O encadeamento dos ácidos graxos acumulam água. Seu alto consumo provoca uma drenagem da água do sistema digestivo, o que ocasiona diarreias.

Bananas maduras

Causa: fibras

Bananas maduras são ricas em fibras solúveis, o que favorece o movimento intestinal. Entretanto, bananas verdes provocam efeito contrário.

Isso faz você urinar

isso-faz-voce-urinar1

Café

Causa: cafeína

A cafeína desregula os níveis de hormônio antidiurético (ADH), ou vasopressina. Menos ADH resulta em menos água reabsorvida pelos rins, o que faz aumentar a concentração do volume de urina.

Álcool

Causa: etanol

Pelos mesmos motivos que a cafeína, o etanol afeta a produção do hormônio antidiurético (ADH). Isso provoca a concentração de urina.

Sucos de frutas

Causa: sorbitol + irritações

Sucos de frutas contêm altas concentrações do açúcar não-digerível sorbitol, o que provoca efeitos diuréticos ao retirar água do fluxo de sangue que irriga os intestinos. Sua natureza ácida também provoca irritação no sistema digestivo.

Bebidas carbonatadas

Causa: irritação

De refrigerantes à champanhe, bebidas carbonatadas de modo geral irritam a bexiga e disparam a vontade de urinar.

Água

Causa: privação de sal 

O corpo perde sódio através do suor, o que ajuda as células a absorverem água, através da osmose. Bebidas esportivas contêm sais para permitir ao corpo continuar absorvendo água.

Tomates

Causa: irritação

A acidez dos tomates provocam a vontade de urinar ao irritar a bexiga.

Chocolate

Causa: cafeína

A cafeína no chocolate pode aumentar a vontade de urinar ao reduzir a reabsorção de água nos rins. Influi também a ação das teobrominas, que irritam a bexiga, o que provoca a micção.

Tags: , , , , ,