A ciência de cortar um bolo

Por esta você não esperava. Estamos há anos cortando o bolo de maneira matematicamente errada. Para garantir fatias iguais para todos, e ainda conservar o doce por mais tempo, confira uma dica que tem mais de 100 anos!

Nesta data querida, tem gente que não tem muitas felicidades ao ganhar um pedaço mal cortado do bolo. Por incrível que pareça, esta questão intrigou Sir Francis Galton.

O matemático britânico, primo de Charles Darwin, pôs-se a pesquisar um método mais igualitário de cortar um bolo que seja redondo. Sua carta à revista Nature, datada de 1906, em que compartilhou a façanha, imortalizou seu estudo. A maneira mais científica de cortar um bolo consiste um fatiar uma tira inteira do meio. Assim o bolo permanecerá úmido e ainda mais gostoso.

Recentemente, no canal do Youtube, Numberphile, Alex Bellos resgatou esta história. E produziu um vídeo para mostrar o passo a passo do “complicado” processo, que veio para democratizar e pacificar a tarefa de repartir o convidado principal de qualquer aniversário. Gostou da ideia? Minha dica é praticar com uma receita de bolo light e que ainda ajuda a emagrecer – confira aqui.

como-cortar-um-bolo

Confira a seguir o passo a passo de como cortar o bolo de maneira científica.

Tags: , , , , ,