Cartaz da discórdia

De olho no verão europeu que se aproxima, campanha publicitária está revoltando milhares de pessoas na Inglaterra. Quem está com a razão: os que se posicionam contra ou a marca, que estimula reações adversas a uma imagem simples?

Leia mais:

Uma pergunta indiscreta – Se pudesse, o que mudaria em seu corpo?
A medida da real beleza – O que acontece quando trocamos números por elogios

Espalhado na rede do metrô de Londres, um anúncio da Protein World (marca de suplementos) pergunta: “O seu corpo está pronto para a praia?”.

Foi o que bastou para incendiar o país, que vive grave crise de obesidade – projeções apontam que até 2050, 90% da população britânica estará acima do peso ideal.

As pessoas manifestam-se via redes sociais, contra ou a favor.

Do lado dos opositores, as acusações são de que a campanha é sexista, por expor o corpo de uma mulher de biquini.

E “indutora de ansiedade”, por colocar todos que não estão em forma como “fora do padrão”.

Uma petição online que solicita a retirada dos cartazes já angariou mais de 50 mil assinatura, de um total pretendido de 75 mil.

Do outro lado, a marca comemora a polêmica. As vendas de seus produtos, que prometem emagrecer, aumentam dia a dia. E sua fanpage no Facebook já contabiliza milhares de novos fãs.

A briga sobrou até para a modelo do anúncio, a australiana Renee Somerfield, que tem vindo a público defender seu trabalho.

Vegetariana e estrela de inúmeras capas de revista, Renee concorda que todos os corpos estão prontos para frequentar as praias.

Mas sublinha que combater a campanha também é uma forma de preconceito – com as pessoas em forma.

Em entrevistas, o diretor de marketing da empresa, Richard Staveley, revela surpresa com a reação extremada das pessoas, que classifica como terrorista.

Em seu argumento, revela que este apelo publicitário é comum e recorrente.

Tavez seja este o ponto da discórdia.

Por não conseguirem modificar seus hábitos de vida e alimentares, os londrinos recusam-se a encarar dietas e exercícios para emagrecer.

E preferem que ninguém o faça, o que apenas evidencia suas próprias falhas.

A ditadura do padrão estético e as imagens de beleza idealizada veiculadas pela publicidade coloca todos em clima de tensão.

E você, o que acha desta polêmica?

cartaz-da-discordia-no-metro-de-londres
Cartaz provoca reações no metrô de Londres, que são compartilhadas nas redes sociais

Tags: , ,