Batata frita sem culpa

Batata frita sem culpa

Transgênicos são uma ameaça à saúde – ou será o contrário? Foi aprovado nos Estados Unidos o cultivo de uma espécie de batata que reduz o teor de acrilamida, perigosa substância que aparece quando o tubérculo é frito. Isso é bom ou ruim?

Leia mais:

A lógica do brócolis – O que faz bem sempre parece ruim
Fuja da fast food – O lanche rápido deixa fora de forma na mesma velocidade

Mesmo sendo fonte de carboidratos e gordura trans, todo mundo adora batata frita. Agora, a ciência chegou à fórmula que libera o sentimento de culpa ao desgustar estes deliciosos palitos dourados.

Fruto de uma pesquisa que visa criar organismos geneticamente modificados (OGM) que favoreçam não só a economia dos produtores, mas a saúde dos consumidores, a nova espécie de batata teve seu DNA modificado para, quando for frita, produzir menos acrilamida.

A acrilamida é produzida quando os alimentos ricos em hidratos de carbono são aquecidos a temperaturas acima de 120 graus centígrados. Há fortes indícios de que a substância seja cancerígena.

A nova batata, batizada com o nome Innate, reduz o nível de acrilamida entre 50% e 75%.

Agora, resta esperar que seja adotada pelas redes de fast food, já que alimentos transgênicos são tradicionalmente rejeitados pelo público.

Foi para abastecer o mercado global sem sofrer com a ameaça das pragas que sementes de soja, milho, batata e algodão começaram a ser alteradas em laboratório. Os primeiros plantios com as novas espécies foram iniciados na década de 1980.

Aceitar os OGMs é uma questão ética, ecológica e de saúde. A consciência de muitos não aceita manipulações no DNA de organismos vivos. Sementes criadas pelo homem podem desequilibrar o ecossistema, destruindo a biodiversidade. E, quanto à saúde, não há garantia de consumo seguro de transgênicos.

Por isso, os produtores investem em aperfeiçoar os avanços da biotecnologia. A ideia de ter alimentos mais baratos, saborosos e saudáveis à mesa persegue a indústria. À ciência cabe esclarecer sobre a presença ou ausência de risco aos seres humanos e meio ambiente.

Tags: , , , , , ,