Articulando a alimentação

Articulando a alimentação

Dores das articulações nos tiram a liberdade dos movimentos – e encerram qualquer atividade física por tempo indeterminado. A solução pode estar no prato. Confira quais são os melhores alimentos para proteger as juntas.

Leia mais:

Sacrifício da beleza – Como usar saltos influencia a saúde
A doença das redes sociais – Como a tecnologia faz o corpo sofrer

As articulações do corpo humano aguentam impactos e esforços tremendos. Entre elas está presente o líquido sinovial, que amortece e recupera as cartilagens envolvidas no processo. São estas cartilagens que permitem aos ossos passarem de um movimento ao outro sem traumas.

Uma dieta desequilibrada, a idade e fatores genéticos podem causar um rompimento da células cartilaginosas, o que pode disparar um processo inflamatório que resulta em dor e desconforto.

A saída desta situção, que vai afastar você das atividades físicas, pode estar no prato. Garantir a presença de certos alimentos na dieta permite ao corpo aproveitar os nutrientes para lubrificar e calibrar suas juntas.

Confira a seguir o cardápio que melhor nutre suas articulações.

Azeite extra-virgem

Pesquisadores da Universidade de Catania, na Itália, adicionaram azeite extra-virgem à dieta de ratos que tiveram lesões nas articulações. Após dois meses, as cobaias desenvolveram elevados níveis de lubricina, uma proteína presente no líquido sinovial, que protege e lubrifica as cartilagens e articulações.

Dica: não deixe de usar azeite extra-virgem na alimentação, temperando saladas, pratos de massa e vegetais cozidos.

Kefir

O kefir é produzido através da fermentação do leite por leveduras benéficas à saúde, entre elas a L. casei. Este alimento, que pode ser feito em casa, possui um aspecto semelhante ao iogurte, mas o seu valor nutricional é bem superior. Em um estudo científico, voluntários tomaram uma dose diária de L. casei durante dois meses. Ao final deste período, os participantes registraram menores índices de marcadores inflamatórios e rigidez nas articulações que o grupo de controle.

Dica: use kefir ou laticínios probióticos para comer com cereais ou adicionando a smoothies. Marcas sem açúcar contêm mais bactérias.

Laranjas

Em um estudo, voluntários com osteoartrite que tomaram suco concentrado de laranja por dois meses relataram redução n adores, e tiveram menos marcadores inflamatórios que o grupo de controle. O alívio foi causado pelo bioflavonóide presente na laranja, chamado nobiletina.

Dica: ao descascar laranjas, conserve a maior quantidade da parte branca possível.

Salmão

Este peixe é conhecido pelos seus altos níveis do ácido graxo níveis de ômega 3. Estudos indicam que uma suplementação com ômega 3 dispara uma série de reações no corpo que reduzem as inflamações, especialmente entre quem sofre de artrite. O consumo diário de suplementos de óleo deste peixe reduzem a necessidade do uso de medicamentos, como ibuprofeno.

Dica: por incrível que pareça, as versoes em conserva de peixes contêm níveis maiores de ômega 3.

Açafrão

Também conhecido como cúrcuma, este condimento atua sobre as dores provocadas pela osteoartrite. Em um estudo, pessoas que tomaram um extrato desta especiaria tiveram um alívio da dor equivalente ao proporcionado por 800 mg diárias de ibuprofeno. Isso porque o açafrão é rico em um antioxidante chamado curcumina, que reduz a concentração de compostos inflamatórios nas células cartilaginosas.

Dica: adicione açafrão ao arroz, feijão e molho de saladas, para colorir os pratos e aliviar as juntas.

Tags: , , , ,