A armadilha de comer

A armadilha de comer

O vício de comer é mais que uma desculpa. Algumas pessoas realmente apresentam fraqueza diante da tentação dos alimentos. E são as mulheres já acima do peso as que mostram-se mais vulneráveis, com redução da moderação de comportamento e apetite.

O estudo da Clínica de Saúde da Universidade de Luxemburgo reporta que algumas das mulheres participantes, além de maior reação a estímulos visuais, registraram desejo de comer momentos após uma refeição. A compulsão constitui um sinal de vício que é padrão em todas as suas manifestações, seja jogo, sexo, tabagismo ou drogas. Ou seja, o ciclo é o mesmo: a abstinência provoca o desejo incontrolável que, quando satisfeito, dispara o setor de recompena do cérebro. É a falha neste controle que provoca um aumento geral do Índice de Massa Corporal – faça aqui o teste.

Os testes foram feitos até três horas após uma refeição. Uma das sessões envolvia a exibição de imagens de alimentos e objetos aleatórios. Às participantes foi solicitado que clicassem sobre elas o mais rápido possível. Aquelas com sobrepeso foram as mais lentas em todos os registros, tendo sido também provocadas pela fome, mesmo tendo alimentado-se recentemente. Isso sugere uma disposição institiva psicologicamente causada pelo vício e a reação do corpo à abstinência.

Tags: , , ,