Arco-íris nutritivo

Arco-íris nutritivo

Sinal verde para a alimentação saudável. Experiência comprova que, quando os alimentos são rotulados com cores do farol de trânsito, até as más escolhas são conscientes. A informação está servida.

O teste foi conduzido na lanchonete do Massachusetts General Hospital. Nas prateleiras, os alimentos foram classificados no padrão internacional das cores da sinalização de trânsito. Assim, os consumidores poderiam optar por pratos que fossem verde (sanduíches leves, frutas e saladas), amarelo (petiscos com nível médio de gordura) e vermelho (alimentos industrializados, com pouco ou nenhum valor nutritivo). Em uma segunda fase, foram incluídas as bebidas. O verde ficou para água mineral, refrigerantes diet e bebidas lácteas de baixas calorias, colocadas nas prateleiras mais altas. Amarelo e vermelho foram atribuídos para refrigerantes normais e energéticos, posicionados nos níveis abaixo.

Ao utilizar o código das cores, e dispor os alimentos “verdes” nas prateleiras mais “nobres” (no nível da visão e ao alcance fácil das mãos), seu consumo disparou. De um modo geral, suas vendas aumentaram 12%, enquanto que itens vermelhos tiveram queda de consumo de 20%. Bebidas “vermelhas” caíram 39%.

O mais animador no estudo, publicado no American Journal of Preventive Medicine, é que os consumidores, funcionários e staff médico (pessoas de diferentes classes sociais, escolaridade e níveis econômicos) continuam a seguir os códigos. E a fazer escolhas mais leves, mesmo depois de passada a “novidade”, já que o programa completou dois anos e só agora está sendo divulgado cientificamente. Os pesquisadores acreditam ser esta uma evidência de que a mudança para hábitos saudáveis persiste. Porque o corpo gosta e prefere manter-se assim.

Servir informação junto com a comida: esta sim é a melhor maneira de tornar o complicado discurso dos nutricionistas mais simples.

arco-iris-nutritivo1

Alimentos light foram classificados

Tags: , , , , ,