App faz exame de vista direto no smartphone

capa1

Câmera digital, mp3 player e GPS são apenas alguns exemplos de objetos que já trocamos por apps. Era de se esperar que o próximo passo fossem apps para substituir equipamentos mais sofisticados.

O Peek Vision está sendo desenvolvido nesse sentido. O app permite que médicos em qualquer ponto do mundo realizem exames oftalmológicos completos em seus pacientes. Para isso, basta ter um smartphone à mão.

Desenvolvido pelo Centro Internacional para a Saúde dos Olhos, grupo de pesquisa sediado em Londres, o Peek Vision aproveita funcionalidades já existentes nos smartphones – como câmera e luz do flash – para permitir um atendimento médico barato e portátil. Pelo app é possível verificar as habilidades dos pacientes para enxergar cores e fazer testes de visão curta e longa, além de detectar a presença de catarata e de outras doenças oculares.

No momento, os desenvolvedores estão fazendo testes para garantir que o Peek Vision tenha precisão suficiente para diagnósticos profissionais. Por isso, a data de lançamento e o preço ainda não foram anunciados. Mas, com certeza, essa inovação vai ajudar muito no atendimento médico em áreas mais remotas e carentes de serviços.

Para mais informações, acesse o site do projeto.

 

Tags: , , , ,